segunda-feira, 13 de outubro de 2014

EU RECOMENDO // 6 lugares para comer em Montevidéu

Ricardo Gaffrée (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Estive em Montevidéu recentemente pela primeira vez e fiquei encantado com a cidade, seu povo e a sua gastronomia. Dos lugares que visitei vou selecionar alguns especiais para os leitores do Gastronomix.

1. LOS LEÑOS
Assim que cheguei fui conhecer o Los Leños, casa tradicional que é um referencial de churrasco de cordeiro em Montevidéu, onde você pode encontrar também os melhores cortes de carnes, “achuras” e embutidos que são feitos no fogo à lenha chegando a um sabor superior. A pedida é escolher uma picada de achuras com chorizo (a nossa linguiça), chichulin (feito com o primeiro terço do intestino delgado da vitela), riñon (rim), morcilla (sangue de porco cozido com temperos especiais) e ají morrón (pimentão vermelho super doce). Coragem! Como prato principal, escolhi peças de cordeiro (pernil e paleta) e batatas fritas para acompanhar. Excelente a carne, no ponto exato de cozimento. Dispense a sobremesa.
San José, 909
Montevideo, Uruguai
Tel.:+598 2900 2285


2. BODEGA BOUZA
No dia seguinte, fui conhecer a Bodega Bouza, não tão longe do centro da cidade (cerca de 13,5 km), uma empresa familiar de produção limitada cujo lema é 'trabalho em pequena escala sempre produz melhores resultados', desde 2003.  São produzidas as seguintes variedades: os vinhos brancos com a uva albariño e os tintos com as uvas chardonnay, merlot, tempranillo e tannat (que identifica os vinhos produzidos no Uruguai). A família possui duas propriedades. A sede da empresa está localizada no distrito de Melila com aproximadamente 10 hectares e a outra unidade, onde há apenas plantações de uvas num terreno de cerca de 12 hectares, está na localidade de Las Violetas, que pertence ao departamento (estado) de Canelones. 
 Chegando à Adega, você é muito recebido (inclusive por pavões, galos e galinhas que ficam ciscando pela propriedade)e, imediatamente, levado para uma degustação de vinhos no bem montado restaurante aonde é atendido por sommeliers competentes e aptos a esclarecer todas as dúvidas. Você pode optar por dois tipos de degustação com preços diferenciados: básica e superior. Escolhi a superior com degustação de quatro vinhos - o Albariño 2014 (leve e refrescante), o Tempranillo 2014, Monte Vide Eu 2012 e o Tannat A6 2012. A degustação é acompanhada de pães deliciosos feitos no local, queijos, salames, patê campagne fantásticos! Terminada a degustação e depois de escolher o que você vai comer no retorno, começa a visita às instalações da adega. Inicialmente a guia nos apresenta a coleção de carros antigos da família super bem conservados e ainda em funcionamento.

Uma visita à horta orgânica nos mostra como os verduras e legumes são cultivadas - todas são consumidas no restaurante. Após, você é levado para conhecer cada canto de produção dos vinhos que não vou me deter com detalhes e, ao retornar, a sua mesa já está pronta para recebê-lo e um 'amuse bouche' lhe dá as boas-vindas. 
Escolhi um salmão defumado de entrada devidamente escoltado por um chantilly salgado e torradinhas com gergelim. 

Em seguida chegaram os medalhões de polvos salpicados com curry e acompanhado de batatas cozidas. 

De sobremesa uma torta folheada de maçãs, sorvete de creme, amêndoas, morangos e uma grapa de baunilha. Um trabalho sério que vale a pena conhecer ....

Cno. de la Redención 7658 bis
Tel.: (598) 2323 7491 ou 2323 3872
Tel. Restaurant: 2323 4030
http://www.bodegabouza.com.
Há um esquema de transfer do hotel para a bodega.

 3 e 4 - MERCADO AGRICOLA E O MERCADO DEL PUERTO

Dois passeios imperdíveis são o Mercado Agricola e o Mercado del Puerto. Comece pelo Agricola (www.mam.com.uy), no centro da cidade. Deixei para tomar o café da manhã lá numa das muitas cafeterias e não me arrependi. Um excelente expresso e medias lunas deliciosas podem ser degustados no El Palacio del Cafe, entre bancas de frutas e legumes. Depois do passeio pelas bancas dê uma paradinha na Cervecería Artesanal Mastra e prove as suas cervejas ou chopes - têm embalagens especiais caso queira trazer para o Brasil.
Já no Mercado del Puerto (www.mercadodelpuerto.com.uy), que é um tradicional conglomerado de restaurantes, livre-se das armadilhas para turistas e vá direto ao El Palenque.  A grande variedade de cortes como 'novillo', cordeiro, porco, miúdos, embutidos e as opções de pescados e mariscos que chegam diretamente do porto, deixam você meio embaralhado para escolher o que vai comer. Optei por 'Croquetas de Jamón Crudo' acompanhada de uma 'cerveza uruguaya Zillertal' - casamento perfeito!!! Na sequencia um 'Asado de Tira com Chimichurri e papas fritas (verdadeiras)' fizeram a minha alegria. Nunca provei uma carne tão maravilhosa! Depois da comilança, o jeito é passear pelo centro de Montevidéu para fazer a digestão!

Pérez Castellano 1579
Lunes Cerrado - Mar a Sab 12:00 a 18:00 h - Dom de 12:00 a 16:00 h
Tel. +598 2917 0190 / 29154704
reservas@elpalenque.com.uy


5.  LA PERDIZ
Estávamos atrás de uma boa 'milanesa uruguaya'... e a escolha foi almoçar no La Perdiz. Chegue cedo nos finais de semana pois o restaurante lota! Ambiente meio antigo mas com um bom serviço, segue a tradição uruguaia de ter um balcão além das mesas para as refeições. Se quiser começar com uma 'tortilla de papas', não se arrependerá. Quanto às 'milanesas' escolha a mais simples - de 'lomo'. E não deixe de pedir uma 'panqueque de dulce de leite e calda de chocolate'.  Depois me diga se é boa! É um lugar super agradável para refeições com amigos, família e eu diria até romântico. Os frequentadores são clientes  tradicionais que ao chegarem beijam o gerente e garçonetes. Vale a pena conhecer! 

Guipúzcoa 350
Montevideo 11300, Uruguai
Tel.:+598 2711 8963

6. LA PASSIVA
Se estiver perto do Shopping Punta Arenas, ou der de cara com alguma loja do La Pasiva, não deixe de entrar e provar o cachorro quente com a mostarda especial da casa. Já os 'chivitos', tipo um cheese tudo, não tive coragem de comer, mas há quem tenha! Outra comida típica dos locais é a 'mussa' - uma pizza com massa especial - que você encontra nos melhores botecos da cidade.

(*) Ricardo Gaffrée é blogueiro de gastronomia e escreve o blog Amigo Gourmet: http://amigogourmet.webnode.com/

Nenhum comentário: