sexta-feira, 1 de agosto de 2014

DRINK_ME // Mapa da Cachaça e Gastronomia 2014

Juliana Raimo  Colunista de Drinks do Gastronomix

Cachaça é um tema que vem me despertando cada vez mais interesse. Uma vontade de me aprofundar no assunto, uma vez que, além de ser brasileira e deliciosa, tem inúmeras nuances de sabor, uso e aplicação. Me deparei com este lançamento e achei perfeito compartilhá-lo aqui. É de fácil acesso e permite downloads dos arquivos de conteúdo (ver ao final).


O Mapa da Cachaça, apresenta livro com resenhas de restaurantes, receitas, dicas de degustação e qualidade da cachaça e onde encontrá-la nas cidades do Brasil. 
O livro “Cachaça e Gastronomia 2014” foi escrito para ser um guia para os amantes da bebida.

Camarada, mé, marvada, guaraciaba, suor de alambique, não importa a região do Brasil, todo mundo tem um nome para a famosa “cachaça”!. 
Produzida no país desde 1530-1540, a cachaça é considerada patrimônio nacional da gastronomia. O conteúdo apresenta os vários tipos de cachaça, as diferenças da produção industrial e artesanal, as diversas madeiras para envelhecimento e resenhas de 100 estabelecimentos espalhados em 12 capitais. Para quem quiser ir mais longe nos estudos da cachaça, há dicas de como degustar o destilado, incluindo uma roda de aromas desenvolvida especialmente para a publicação (ver abaixo).
“A pesquisa sensorial realizada pelo Mapa e pela cientista Aline Bortoletto, da Universidade de São Paulo, serve para quebrar alguns estigmas que ainda existem sobre a cachaça”, diz o pesquisador e diretor de conteúdo do Mapa da Cachaça, Felipe Jannuzzi.

De acordo com Jannuzzi, ela cria um diálogo entre o mercado produtor, os especialistas e os consumidores, além de ser uma ferramenta acessível para quem quiser apreciar os mais de 70 aromas encontrados em diferentes tipos de cachaça.

O leitor também encontrará no livro textos bilíngues de especialistas em cachaça e receitas feitas por grandes chefs e mixologistas, como Rodrigo Oliveira, Thiago Castanho, Bia Goll, Bárbara Verzola, Pablo Pavón, Junior WM e Laercio Zulu.
O livro foi idealizado para ser uma referência sobre cachaça de qualidade e estabelecimentos que oferecem a bebida de forma criativa, seja pela carta de cachaça, a decoração das garrafas ou os pratos e coquetéis que levam a bebida como ingrediente de destaque.

O download do Cachaça e Gastronomia 2014 pode ser feito no site do Mapa da Cachaça e sua versão impressa será distribuída nos seguintes endereços parceiros:

- Casa Café, rua Mourato Coelho, 25 – Pinheiros;
 Esquina Mocotó, Av. Nossa Sra do Loreto, 1104 - Vila Medeiros;
- Mocotó, Av Nossa senhora do Loreto, 1100 - Vila Medeiros;
- Empório Sagarana Lapa, rua Marco Aurélio, 883;- Empório Sagarana Vila Madalena, rua Aspicuelta, 271;- Casa do Mancha, rua Felipe de Alcaçova - Pinheiros

Além da publicação, outras atividades desenvolvidas a partir do edital são a difusão de receitas, a realização de eventos e a gravação de 15 vídeos de entrevistas com chefs, mixologistas, especialistas e pesquisadores, e dicas de onde tomar boa cachaça nas 12 capitais citadas no livro.


- Sobre o Mapa da Cachaça
Criado em 2010, o Mapa da Cachaça (www.mapadacachaca.com.br) é um selo de qualidade e o maior espaço de curadoria de conhecimento e conteúdo multimídia sobre a cachaça e sua história, incluindo informações culturais sobre as regiões produtoras do país, experiências, receitas, fóruns de discussão para interação dos amantes da bebida e resenhas de rótulos de todo o Brasil. Em 2013, o Mapa da Cachaça recebeu o reconhecimento de melhor projeto de mapeamento cultural do Brasil, do Ministério da Cultura.

- Downloads:Diferentes nomes para a cachaça em todo o Brasil: http://www.mapadacachaca.com.br/wp/wp-content/uploads/2013/08/cartaz_sinonimos_cachaca_web.jpg

Nenhum comentário: