domingo, 22 de junho de 2014

ALMANAQUE // Livro reúne 100 receitas com pinhão

Ingrediente bastante popular no sul do Brasil, o pinhão é personagem principal do recém-lançado O Pinhão na Culinária (137 páginas, R$ 15). Editado pela Embrapa Florestas, o livro traz 63 receitas salgadas e 37 doces que têm como base essa castanha, além de Informações sobre valor nutricional e dicas culinárias.
Ingrediente versátil --- já experimentou fazer um pesto usando-o no lugar do pinhole? --, o pinhão não contém glúten e tem altos teores de proteínas, fibras alimentares e amido. Também possui minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Os autores listam outras características favoráveis à saúde, como baixo índice glicêmico e compostos antioxidantes.
Assinam a publicação as pesquisadoras Rossana Catie Bueno de Godoy e Cristiane Helm, da Embrapa Florestas; as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira e a técnica em nutrição e dietética, Lídia Maria Mendes, da Escola Estadual Júlia Wanderley. Com tantos profissionais envolvidos, dá para se ter uma ideia da amplitude do conteúdo.

Informações sobre como adquirir o livro podem ser obtidas pelo e-mail sac@embrapa.br

Nenhum comentário: