segunda-feira, 30 de junho de 2014

EU RECOMENDO // Se sinta bem por comer em Brasília

Por Carol Soares (*)
Convidada especial do Gastronomix

Eu moro em uma cidade onde eu posso comer açaí, tacacá, maniçoba, tapioca, churrasco, baião de dois, pamonha, carne de sol, feijoada, pastel e comida de qualquer lugar do país como se eu estivesse em suas regiões de origem. Nem precisa ir tão longe e dá até para ir de ônibus. É só dar uma passadinha ali na Torre de TV.
Para os nortistas que torcem o nariz para o açaí batido com banana, lá tem açaí original do Pará, além de tacacá e maniçoba. Na Feira da Torre, também tem acarajé feito por uma baiana. Tem PF a R$15, com direito a repetir, com o prato mais apreciado pelos brasileiros: arroz, feijão, carne e batata frita. Comida mineira, comida goiana, pastel com caldo de cana, churrasco, feijoada e a lista não pára. Fica no centro da cidade, perto de todos os monumentos importantes, aos pés da torre, bem próximo ao estádio e é a cara de Brasília: nas cores, aromas e sabores. 
Mas a cidade não pára por aí. Porque nosso bar/boteco/restaurante mais tradicional é, quem diria, de comida árabe. Com um toque todo brasileiro, claro. No meio das kaftas, hummus e pães sírios, encontramos pratos com filés deliciosos, parmegianas, batata frita, mandioca, bolinho de bacalhau e a cerveja mais gelada da cidade (eu juro). Passar por Brasília e não parar no Beirute é um pecado.
A famosa frase de Belo Horizonte "se não tem mar, vamos para o bar" bem que poderia se aplicar à Brasília. Difícil dispensar a cervejinha por essas bandas. E, por isso, temos tantos bares com cervejas especiais. O meu preferido é o Pinella Bistrô. Além de uma boa variedade da bebida, tem programação musical todos os dias da semana, de jazz a samba, comida boa e drinks para vários tipos de gostos. Uma dica: o creme de abóbora, gengibre e gorgonzola. Delícia, principalmente para as noites geladas do nosso inverno desértico.

A junção de cultura e comida, aliás, é um dos pontos fortes da cidade. O Balaio Café tem música, cine-clube, lançamento de livros, mesas redonda sobre diversos assuntos, festa junina, bloco de carnaval e tudo isso na rua. O almoço conta com um self-service delicioso. Pratos como escondidinho, pernil, lagarto, bacalhau, misturam-se com uma grande variedade de salada e ótimas opções para vegetarianos.

E como não poderia ficar de fora, o melhor café da cidade segundo a Veja Brasília e na minha opinião também, o Objeto Encontrado. Primeiro motivo para conhecer o local: tem o melhor cheesecake de frutas vermelhas que eu já comi. Para os amantes de chá, é um lugar imperdível. Conta com uma galeria no subsolo que exibe exposições de talentosos artista da cidade, fora as festas e os encontros organizados no local: de ilustradores, de bebês, de designers, entre outros. Mas, para mim, a principal característica do local é o aconchego. 
Graças à simpatia dos donos, Lucas e Bebel Hamu, e de seus funcionários, o Objeto acaba virando uma extensão de casa para comer, bater papo com amigos, fazer aniversários e até mesmo ir a uma pool party com piscinas de plástico. Nada mais brasiliense que isso!

Feita da Torre de TV
Eixo Monumental
Segunda-feira — das 14 às 20 horas
Terças a domingos — das 8 às 20 horas
Telefone: (61) 3325-5735

Beirute
109 Sul, bloco A - lojas 2 e 4
Telefone: (61)3244-1717

107 Norte, bloco B - lojas 19 e 29
Telefone: (61)3272-0123

Pinella Café
408 Norte bloco B - loja 20
Telefone:  (61) 3347-8334

Balaio Café
201 Norte bloco B loja 19/31
Telefone: (61) 3327-0732


Objeto Encontrado
102 Norte bloco B loja 56
Telefone: (61) 3081-8383

(*) Carol Soares é publicitária, escreve o blog Sobre Samba e Saudade e rebateu com um belo texto (leia aqui) o planejador de transporte urbano de San Francisco, Patrick Gough, que disse em uma reportagem para o jornal The New York Times que se sentia mal por quem vive em Brasília, porque estamos isolados uns dos outros.

Nenhum comentário: