segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

EU RECOMENDO // Vinho, tranquilidade e “azul”

Por Felipe Gombossy (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Sempre que possível, minha mulher e eu optamos por lugares pequenos e mais privativos para passarmos as férias. Preferimos uma pousada com 5 chalézinhos a um resort “all inclusive”. Esta mesma regra vale para restaurantes em geral. Num recente passeio de fim de ano, decidimos por Mendoza, na Argentina.
Além de interessados em vinhos, vimos neste destino a possibilidade de desfrutar uma paisagem incrível. As montanhas dos Andes sempre ali no horizonte eram ímãs para nossos olhos. Imponente, próxima e com um recorte irregular de quem ainda não sabe usar uma tesoura direito, a cordilheira andina era já o cenário perfeito para qualquer almoço. Mas queríamos mais!

O dia de visita pelo Valle de Uco, uma das 3 regiões mendozina famosas pelas bodegas, é o mais puxado. Algumas bodegas são muito distantes, mas valem cada quilometro investido. De carro cortando a paisagem desértica por estradas estreitas, o Valle é a região mais próxima da Cordilheira.
Quando planejávamos nossa viagem, nos chamou a atenção vários comentários em blogs de viagem de uma pequena e até então desconhecida vinícola chamada La Azul. Ao lado de tantos nomes já muito conhecidos de bodegas, foi ela a eleita para nosso almoço. Preenchia aquela regra de lugares pequenos que sempre tentamos seguir e já fizemos a reserva bem antes de viajar. Aliás, sempre reserve as visitas e almoços lá.

Localizada em Tupungato, nome de um vulcão logo ali ao fundo, a bodega tem vinhedo próprio e produz poucas garrafas por ano divididas em 3 linhas: Varietal sem passar por barrica, a Reserva, com 15 meses de barrica; e a Gran Reserva, com 2 anos em barrica. Deste último, apenas 1000 garrafas são produzidas.Mais privativa que esta vinícola ia ser difícil de achar. Mas a grande surpresa é o almoço que eles preparam por lá. Poucas mesas do lado de fora de um casebre cobertas por telhado de madeira com cara de improvisado dão o tom da experiência que está para começar.

O jovem Ezequiel, um dos donos, é quem faz a apresentação do menu. Simples, apetitoso e bem regional, cada um dos pratos acompanha seu par na taça. 
Escabeche de galinha caipira, canelone recheado de ricota com espinafre e empanadita de carne formaram o trio de entradas acompanhados pelos vinhos jovens. 
O Gran Reserva veio com o prato principal. No dia a opção ficava entre porco e carne bovina. Fomos no porco acompanhado por purê de batata doce e legumes. E a sobremesa nos brindou com a primeira produção de espumantes da vinícola, encerrando de forma brilhante a refeição.

Este foi apenas o primeiro dia em Mendoza. Nenhuma outra refeição depois desta (algumas em restaurantes famosos e respeitados) superou a relação que tivemos na La Azul. Seja pela simplicidade, pelo cenário, pelos vinhos, pela comida. Dos cinco dias que ainda ficamos por lá, é este almoço o grande candidato para se guardar na memória”. 
BODEGA LA AZUL
Valle de Uco, Argentina
+54 2622 42-3593

(*) Felipe Gombossy é fotógrafo e dirige o Gombossy Estúdio Fotográfico, em São Paulo (https://www.facebook.com/GombossyEstudioFotografico 

Nenhum comentário: