segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EU RECOMENDO // Comidinhas em NY

Por Drika Lima (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Andar por Nova York não é só conhecer seus pontos turísticos mais famosos, como a Estátua da Liberdade, o Empire State e a Time Square. Existem, na verdade, muitas cidades em uma só, e esse, definitivamente, é o charme da mais adorada metrópole do planeta. Conhecê-las, contudo, exige curiosidade e uma boa dose de disposição. 
A gastronomia, por exemplo, tem um roteiro todo próprio dentro de Nova York. Cada um faz o seu. Minha dica é começar com um brunch no simpático e aconchegante Peels (325 Bowery), no descolado East Village, na região de Downtown. Seja café da manhã ou, como gostam os americanos, um reforçado brunch, a especialidade do Peels é fazer misturas saborosas – e calóricas – de sanduíches especiais, biscoitos amanteigados, ovos poché, presuntos típicos e deliciosos donuts. Pode comer sem culpa, porque depois de cada refeição, a cidade sempre convida a dar longas caminhadas.
Quando o sol começar a se por, é hora de ir para o coração de Manhattan, na esquina da rua 33 com a Broadway, em Midtown, para conhecer o Broadway Bites, uma charmosa feirinha de comidas de rua instalada no Greeley Square Park. Lá, chefs locais preparam na frente dos clientes pratos de diversas partes do mundo. Um verdadeiro festival gastronômico a céu aberto. 

A dica é comer o delicioso e fumegante macarrão de arroz com pedacinhos de frango e tofu, broto de feijão, nirá, cebolinha e amendoim, regado com um molho agridoce secreto, especialidade tailandesa do Bangkoc Bar.
 
As opções são muitas, mas quem tiver a oportunidade de cozinhar em Nova York, uma boa pedida é visitar a feira livre da Union Square (East 14th Street). O lugar oferece produtos orgânicos e uma variedade incrível de frutas, legumes e verduras, além de temperos, pimentas e doces. A feira funciona nas manhãs das segundas, quartas, sextas e sábados, faça chuva ou faça sol. Fica bem ao lado da estação de metrô local.
De lá, vale dar um pulo nas ruas barulhentas de Chinatown, ao sul de Manhattan, onde se vende todo tipo de pescados e mariscos frescos. Os melhores mercados de peixes e frutos mar ficam no caminho entre a Grand Street Station e a estação de metrô da Canal Street”.

Peels
325 Bowery - entre as 2nd St e Bleecker St
Telefone: +1 646-602-7015

Broadway Bites
Esquina da rua 33 com a Broadway
Midtown

(*) Drika Lima é chef de cozinha, jornalista e comanda o Samedi Bistro, em Brasília. 

Nenhum comentário: