segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

EU RECOMENDO // 7 brunchs imperdíveis

Por Tiago Correia (*)
Convidado especial do Gastronomix

Toda vez que viajo, tiro o sábado para curtir um pouco a cena noturna do meu destino escolhido. Pesquiso bons lugares para dançar e poder degustar um drink diferente. Daí, nada melhor do que, no domingo, acordar tarde, com a ligeira malemolência da dor nada desconfortável da dança, que se aconchega nas doces lembranças da noite que passou, muitas vezes ainda vivas no paladar e no aroma, quiçá na companhia ao lado da cama (risos).

Só tem um porém: quando os olhos se abrem, já com o sol a pino, ou mais avançado ainda, não há mais café da manhã... Há uma salvação, sempre, para repor a energia desprendida após uma noite inteira dançando: os tradicionais brunchs de domingo.

O brunch é uma refeição que permeia entre o café da amanhã e o almoço, num mix, sempre bem selecionado de frutas, iogurtes, cereais, pães doces e salgados, croissants, geleias, frios, sucos, leite, café, omeletes, tortas, quiches, e até champagne! Nada mal, não?

Em alguns lugares mais tradicionais e requintados, os brunchs são conhecidos por oferecer cascata de camarão rosa, buffet completo de blinis e caviar e sobremesas sofisticadas. Nas minhas andanças por aí já fiz alguns brunchs muito legais, que sugiro para vocês:

 * COPACABANA PALACE (RIO DE JANEIRO) 
Sem dúvida, é um dos melhores brunchs que existe no mundo. Servido domingo de 13 às 17h no restaurante Pérgula, pode ser degustado no salão interno (climatizado), na varanda ou na piscina. É o Buffet de caviar mais farto e delicioso que já vi, arrematado por ostras frescas do mar de Florianópolis. As opções quentes são variadas: cóq au vin, lagosta au themidor ou costeletas de carneiro com geleia de menta. Cada um mais saboroso que o outro. Tudo acompanhado por Chandon rosé ou brut, ou se preferir uma carioquíssima caipirinha ou um refrescante Mojito. Não estranhe se ao lado da sua mesa acomodado um global ou um político importante.

 * EMILIANO (SÃO PAULO) 
Antigamente, em São Paulo, podia-se degustar do brunch do Sofitel que ficava próximo ao Ibirapuera. Era o meu preferido na Paulicéia... um encanto! Com o charme de música ao vivo em francês! O hotel passou a ser administrado pelo Mercure, que não mais tem o serviço... mas o Emiliano tem! Sofisticado e clean, o Hotel é o preferido dos muito, muito ricos. O menu é à la carte, com delícias de café da manhã servidas à mesa, destacando-se os ovos pochê e as panquecas. A carta de chás é única, com opções inglesas e japonesas, além de outras, com origens mais tradicionais ou exóticas. Impossível não se deliciar com o sanduíche de salmão e cream cheese e depois adocicar o paladar com tartaletes, muffins e macarons.

* QUARTIER DU PAIN (SÃO PAULO) 
Em São Paulo, destino frequente, temos mais uma opção: conheci essa linda padaria nos Jardins com um casal de amigos paulistas. O lugar, recém-inaugurado, é um charme. Na área interna, predomina cor âmbar ideal para quem está acordando... O buffet do brunch inclui salada de frutas, queijos, geleias, tortas, quiches, croissants, deliciosos pães e doces de da água na boca. O espumante geladinho é servido à vontade.

* THE PLAZA (NOVA YORK) 
É no The Palm Court que se pode saborear o mais tradicional brunch da cidade de New York, no icônico The Plaza. A suntuosidade do hotel, que já foi cenários de muitos filmes (como o The Great Gatsby) e abrigou reis e rainhas, já vale a visita. O nome do restaurante faz menção às várias palmeiras que enfeitam o salão, com seus incontáveis espelhos emoldurados por dourados e treliças luxuosas. Aproveite para pedir um drink leve, como o Beliini 23 ou o Strawberry Champagne. No Buffet, existem várias opções para o desjejum, que podem ser complementadas por saladas, omeletes, massas, grelhados ou pescados nobres, pedidos à la carte. Para quem gosta de lagosta, é o lugar perfeito.Para quem gosta de lagosta, é o lugar perfeito.

* BAGATELLE (MIAMI) 
O brunch do Bagatelle é disputadíssimo, seja em São Paulo, Los Angeles, New York, Caribe ou St. Tropez. Mas é em Miami que, após saborear saladas, panquecas ou um prato afrancesado, que os participantes, animadíssimos pelos drinks, sobem às mesas com a entrada “da bebida que pisca” e com o fechar das cortinas, deixando o ambiente propício para dar continuidade a dança da música anterior. Um DJ top assumirá as carrapetas e o brunch... bem, quem sabe na próxima!

* RÁDISSON BLU (BERLIM
Uma das melhores férias da minha vida foi na Alemanha, em 2012, na companhia da minha mãe e de mais duas amigas. Hósdepes da Casa Azul - Rádisson Blu, em Berlin, pudemos saborear o brunch servido no hall de entrada, onde está o famoso elevador-aquário. Saladas, empanadas de porco, wurst (aquelas deliciosas salsichas com molho), sauerkraut (chucrute de repolho) e bratkartoffeln (batatas salteadas com cebola) fazem a alegria dos turistas, que depois se acabam em doces tradicionais Apfelstrudel, Schwarzwalder Kirschtorte ou Grutzrote.

* W (SANTIAGO) 
Em março, rumei para o Chile com mais 13 amigos, para comemorar meu aniversário. Fomos hóspedes do moderníssimo W. No domingo, acordamos surpreendidos por um belo brunch. Pães de maison variados e muitas embutidos nobres, camarões, frutas locais... tudo um primor! As delícias quentes era finalizadas na hora e os bolos eram simplesmente maravilhosos. Uma dica: peça uma caixinha e leve para o quarto o que você mais gostou, para saborear de novo mais tarde! O hotel adora cortejar o hóspede! Ah, o espumante e o vinho branco – chilenos, claro! – também eram servidos sem regra.

Bem, essas são algumas dicas de brunchs que já conheci! Espero de degustem algum deles e depois me contem! Cheers!
(*) Tiago Correia é Relações Públicas e atua em Brasília, coordenando a área para empresas de referência. Adora viajar e descobrir novos sabores.

3 comentários:

encontro de folia de roça do Divino Espirito Santo disse...

Grande Tiago Correia, requinte e elegância são suas principais qualidades.....o bom gosto dele está sempre na medida correta.........ele tem uma linha perfeita entre o singelo e o sofisticado...Parabéns pelo conteúdo!
Rozeli Costa

Anônimo disse...

Apenas rico! Como eu queria ser herdeira também...

Feraprumar disse...

Hoje, no Rio de Janeiro, o melhor é o do Restaurante Sá, no Hotel Miramar, que fica na Av. Atlântica, esquina com a rua Sá Ferreira