quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

30ml // Girando xícaras - Objeto Encontrado

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Quem acompanha nossa conversa quinzenal por aqui, sabe do carinho por esse espaço que já se tornou ponto obrigatório para um bom café na cidade. Falo do Objeto Encontrado, uma cafeteria que já foi só galeria e hoje congrega esses dois prazeres que - convenhamos – nunca deviam estar separados. 

Adicione a essa boa receita alguns requintes como boas exposições, as ótimas playlists que compõem a atmosfera do lugar, um público esperto e alguns eventinhos bacanas. A fórmula, construída ao longo de um ano e meio de atividade, faz do OE programa quase obrigatório pra quem circula leve e solto por Brasília.
O pequeno café está instalado nos fundos da 102 Norte, com dois decks com mesas e cadeiras que recebem o público de segunda a sábado, quase o dia todo. A máquina La Marzocco de última linha impera no balcão, enquanto os irmãos Bebel e Lucas Hamú se esmeram na arte de extrair o espresso perfeito - que em geral não tem mais de 30 ml, viu, gente? 

A Bebel Hamú, dona do lugar, é seguramente uma das maiores entendidas do assunto na Brasilia que, hoje, já pode se considerar uma cidade de bons cafés – como já disse, não era assim até dois anos atrás. Um de seus mandamentos é respeitar à risca o exíguo prazo de validade dos grãos que adquire. "grão velho dá café ruim", determina ela, que também faz intenso trabalho de treinamento com seus baristas. 

A depender do dia, você pode sorver ali alguns dos melhores grãos cultivados no Brasil. O Bourbon Vermelho, O Vento Norte Terroir, da Chapada Diamantina, na Bahia, e os grãos Wolf, do Sul de Minas, são apenas algumas das riquezas que passam pelo moinho dali.
Diferentemente de outros locais, que servem o espresso acompanhado de um shot de água com gás, no OE, é o próprio cliente que se serve à vontade de uma torneira de água filtada posicionada no balcão. Como também já foi dito aqui, não é o gás da água que limpa a papila gustativa e a prepara para melhor aproveitamento do sabor do café. Basta que seja água - filtrada ou mineral, é claro.

No cardápio, há sanduíches que ganham novas receitas a cada semana, a já famosa cheesecake com caldas variadas, muffins salgados, e dois destaques: um bolo de abobrinha mezzo-doce, mezzo-salgado e a nova receita de brownie, com chocolates Amma em concentração de mais de 70% de cacau. Cuidado: vicia tanto quanto o bom café de lá.

Na verdade, não tome tanto cuidado, não. Está provado que café bom e chocolate amargo fazem bem à saúde, pelo menos até que alguma revista de saúde dessas mais sensacionalistas resolva acabar com nossa alegria. Mas aí já deixamos pactuado: ninguém lê e continua tudo bem, ok? 
Objeto Encontrado
102 Norte bloco B
Asa Norte - Brasília
Telefone: (61) 3326 3504

Nenhum comentário: