quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

30ml // Girando xícaras: Café Cristina

Antiguidade é posto, ainda que nem tão antiga.

Houve um tempo em que o Café Cristina reinava majestoso entre as cafeterias da cidade. Era, de fato, o único lugar onde se encontrar qualidade do grão aliada a rigor técnico no preparo. E olha que não estamos apertando o rewind da vida tanto assim, hein? falo de três, quatro anos atrás. 

É que o mercado de cafeterias gourmet passa, felizmente, por aquecimento desde então. De lá pra cá surgiram outras boas casas, das quais tratamos nesse giro de xícaras por Brasília. 

Mas o bom e velho Café Cristina continua lá, simples, bem feito, aconchegante, nos fundos da 202 Norte e voltado para o verde. Pode não ser o melhor entre os melhores, mas é o primeiro entre todos e mantém a qualidade desde então. Noves fora, a nota para o café que se lhes serve continua digna de nove. 
Antes que alguém teça piada infame, a gente corre para avisar que Cristina não é o nome da dona, como se vê em tantos empórios, lojas e até (!) motéis Brasil afora. É que a cafeteria trabalha apenas com grãos cultivados no sul de Minas Gerais, ao redor da cidade de Cristina, na região da chamada Colina da Pedra. É grão de primeira linha, com toda personalidade de uma região montanhosa própria para o crescimento das boas cerejas. 
O carro-chefe é mesmo o espresso que, nas mãos de bons baristas das casa, é mais do que satisfatório. Também tem saída o café mocha, que leva leite vaporizado e calda de chocolate, entre outras bebidas, que vêm acompanhadas de uma barrinha de chocolate belga. 

A loja original funciona como uma espécie de show-room de produtos, e é anexa ao escritório que representa a marca. Você pode, além de tomar seu espresso, levar os grãos em natura, que são vendidos por R$ 55 o quilo. Há também algumas peças de artesanato local em um ambiente interiorano e charmoso, que nos transporta diretamente a Minas. O problema, como relatado aqui na primeira fez em que se falou do Cristina, é que o número de mesas e cadeiras é tão exíguo quanto a própria loja. Mas vale a pena esperar um pouquinho se os lugares estiverem ocupados.  Além do bom café, há paz e verde em abundância por ali.

Existe também uma filial dentro da loja do Shopping Iguatemi, mas apenas para os clientes ditos "preferenciais" de um banco. Como não estamos aqui para fazer merchã de banco, tampouco definir estoicamente o conceito de "cliente preferencial", melhor continuar a falar de café. 

Nos vemos daqui a duas semanas?   

Café Cristina
SCLN 202 BL. A Lj. 45
Telefone: (61) 3328-4881
Funcionamento: De domingo a sexta-feira, das 9h às 1h. Sábado, das 10h às 1h.
Forma de Pagamento : Cartão de crédito: Diners, Mastercard e Visa/ Cartão de débito: todos/ Cartão refeição: Visa Vale.

Nenhum comentário: