terça-feira, 3 de setembro de 2013

GASTRONOMIX// Tradição paranaense modernizada

Muito legal esse projeto da Gemer, indústria paranaense de porcelanas finas, de convidar chefs para criar pratos que combinem com seus lançamentos. Desta vez, a convocada foi a chef paulistana Paula Labaki, que apresentou uma versão pessoal para um prato típico do Paraná, o escondidinho de pinhão.  “Tudo que é tradicional também pode ser moderno. No caso deste escondidinho, o segredo está na porcelana que utilizamos para servir a receita. Escolhi a miniforma redonda da linha Miniaturas da Germer”, ressalta Paula.

Escondidinho de pinhão


Ingredientes


- 200 g de pinhão cozido, cortado em fatias bem finas
250 g de carne seca
- 500 g de mandioquinha
- 1/2 cebola ralada
- 1 copo de requeijão ou ½ copo de leite
- 2 colheres (sopa) azeite
- 2 colheres (sopa) manteiga
- 1 colher salsa (sopa)
- 1 colher (sopa) cebolinha picada
- Queijo parmesão ralado
- Sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto


Preparo


- Coloque a carne seca de molho e vá trocando a água para tirar o sal.
- Cozinhe carne seca, retire a gordura e desfie.
- Cozinhe a mandioquinha até que fique bem macia. Faça um purê, acrescentando o leite quente e a manteiga. Tempere com noz moscada, pimenta do reino e sal.
- Em uma panela, refogue a cebola no azeite.
- Adicione a carne seca, o pinhão, a salsa e a cebolinha, deixe apurar um pouco.
- Em panelinhas de cerâmica individuais, coloque metade do purê de mandioquinha, por cima a carne seca e o pinhão e cubra com a outra metade do purê.
- Por último coloque um copo de requeijão e polvilhe com parmesão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão. Sirva a seguir.


Dica da chef:
“Para quem é vegetariano, o escondidinho pode ser feito só com um bom refogado de pinhão. Outra opção que testamos e que fica muito boa para os vegetarianos é o escondidinho feito com um belo refogado de pupunha e no lugar do requeijão queijo de coalho ou requeijão do norte”.

Nenhum comentário: