terça-feira, 6 de agosto de 2013

RECEITAS // Bolo de laranja e sementes de papoula

Daniel Figueiredo
Colunista de Doces do Gastronomix

Lucas me trouxe de Paris há algum tempo, um bocado de sementes de papoula, com elas fiz um bolo de laranja e sementes de papoula, ano passado. Sobrou um pouco das sementes, que guardei, esperando uma boa oportunidade de usá-las, ficaram guardadas por 1 ano. Antes que estragassem, resolvi usá-las fazendo o mesmo bolo mais uma vez.

BOLO DE LARANJA E SEMENTES DE PAPOULA
Ingredientes
- 1/2 xícara de sementes de papoula
- 2/3 de xícara de sumo de laranja
- 185g de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar
- 2 ovos levemente batidos
- 2 colheres de chá de raspas de laranja, raladas finamente
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Para o creme amanteigado:
- 2/3 de xícara de açúcar
- 1/3 de xícara de sumo de laranja
- casca de uma laranja Bahia cortada em tirinhas, sem a parte branca
- 150g de manteiga

Preparo- Pré-aqueça o forno a 180°C., unte uma forma funda e redonda de 20cm de diâmetro com manteiga derretida, polvilhe a forma com farinha de trigo, espalhe bem para que a farinha cubra a fôrma inteiramente. 
- Numa tigela misture as sementes de papoula e o sumo de laranja. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que fique a mistura fique clara e cremosa. Junte os ovos aos poucos, sem parar de bater, junte as raspas de laranja e bata misturando bem.

- Coloque a mistura numa tigela grande, adicione a farinha e as sementes de papoula, escorridas do sumo de laranja. Com uma espátula mexa gentilmente, sem bater, até que fique homogêneo.

- Coloque na fôrma e alise a superfície. Deixe assar por cerca de 45 minutos, até que o bolo esteja cozido, teste espetando com um palito, deve sair limpo, sem resíduos de massa crua.

- Deixe o bolo esfriar um pouco, desenforme-o e deixe-o esfriar totalmente, sobre uma grelha.

Para o creme amanteigado:

 - Numa panela misture o açúcar e o sumo de laranja, leve ao fogo médio, até que levante fervura e o açúcar tenha se dissolvido totalmente. Acrescente as tirinhas de casca de laranja e deixe cozinhar sem mexer, por 5 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco, retire a casca de laranja da calda e coloque-as sobre uma grelha, reserve a calda e deixe que esfrie por completo. Na batedeira, bata a manteiga até que fique leve e cremosa, adicione pouco a pouco a calda, até obter uma mistura leve e homogênea.
- Corte o bolo pela metade, cubra a metade inferior com parte do creme, cubra com a outra metade de bolo, e cubra a superfície com o resto do creme. Decore com as tirinhas de casca de laranja.

(*) Daniel Figueiredo escreve o blog Panela de Cobre:http://paneladecobre.blogspot.com.br/  e todas às terças dá o ar de sua graça e de seu talento aqui no Gastronomix.

Nenhum comentário: