segunda-feira, 12 de agosto de 2013

EU RECOMENDO // Paris para todos os bolsos e gostos

Por Thalita Kalix (*)
Convidada especial do Gastronomix

Se tivesse que definir os franceses com uma sentença, diria que se trata de um povo que valoriza uma boa comida. Por isso, não é de se espantar a qualidade e variedade de boas refeições que se pode degustar por Paris. Há locais para todos os gostos e bolsos. Depois de morar um ano e meio na Cidade Luz, elegi alguns prediletos, mas sempre com a certeza de que há uma outra bela opção para satisfazer o corpo e o espírito na capital da boa comida. Aqui fiz uma seleção apenas com alguns belos locais de culinária francesa.

A minha primeira indicação é sempre o
Septime. Conheci a cozinha do jovem chef Bertrand Grébaut em agosto de 2011, ainda recém-chegada na cidade e me encantei pela simplicidade dos pratos: os ingredientes eram as grandes estrelas. O ambiente rústico e o pessoal sempre simpático lhe fazem se sentir em casa. O encantamento foi tanto que não só voltei lá algumas vezes, como ainda escolhi o local para fazer meu estágio de culinária, meses depois. Grébaut é um dos principais expoentes do movimento bistronomique, de restaurantes com alta gastronomia, sem salões requintados, baseada em produtos frescos, mas com preços acessíveis.

O restaurante oferece duas opções de menu no almoço, uma mais econômica (28 euros), com entrada, prato principal e sobremesa, e a carte blanche, um menu do chef, com cinco pratos (55 euros). À noite só é servido o menu carte blanche. Grébaut valoriza muito o frescor dos ingredientes, por isso o cardápio varia diariamente, de acordo com a disponibilidade dos produtos. A receita tem dado certo e desde seu primeiro ano de vida (2011), o restaurante vive lotado, por isso, reservar é mais que aconselhado. Este ano o Septime foi eleito o 49º melhor restaurante do mundo pela revista inglesa Restaurant.


O ambiente despojado, com cozinha aberta do Septime

Entrada de verão: peixe fresco com caldo fresco de ervilha, rabanete, cereja e ervas

Outro chef que vai nessa linha de boa comida e preços não tão salgados, é Yves Camdeborde. Renomado e estrelado Michelin, ele decidiu abrir o Le Comptoir Du Relais. O ambiente apertadinho típico dos cafés parisienses lhe acolhem para uma comida da região sudoeste da França, de onde Camdeborde vem, plena de sabor. As filas são grandes, o espaço pequeno, os garçons escassos e sem muita paciência. Tudo tipicamente francês. Mas vale a pena, muito a pena. É uma bela cozinha tradicional local.

O porquinho de leite com lentilhas é simplesmente delicioso

Por falar em tradição, ir à França e não comer um crepe é quase um sacrilégio. A minha predileta é a bretã Josselin. A casa é famosa e indicada por vários guias, por isso tem fila sempre, mas ela anda rápido e a espera é válida. O serviço é aceleradíssimo, mas usualmente simpático. E o preço é bastante acessível.


Para aqueles com as contas apertadas, na França tem "fast-food" locais, com sanduíches de baguete, croissants, pan-au-chocolat, tarteletes... o mais famoso é o Paul, mas eu, confesso, prefiro a Brioche Dorée. Vale bastante para café da manhã ou almoços rápidos.


Paris também é uma cidade perfeita para piqueniques. Então, entre no ritmo de vida dos franceses, compre um pão em uma das deliciosas boulangeries da cidade, vá ao supermercado ou a uma feira (aqui tem a lista das feiras da cidade por dia http://www.paris.fr/loisirs/se-promener-a-paris/a-chaque-jour-son-marche/rub_9642_dossier_90476_port_24046), compre queijos, embutidos, rilletes, foie gras e uma garrafa de vinho e façam deliciosos piqueniques! Ah! A priori, é proibido beber nas ruas, mas as pessoas tomam vinhos em piqueniques pelos gramados da cidade, na beira do Sena, à torto e à direita e nunca vi ninguém dizer nada...


Para finalizar, a sobremesa. Mergulhe no mundo de sonhos proposto pelo chef Philippe Conticini da La Pâtisserie des Rêves. O ambiente  é lúdico e os doces tradicionais franceses são apresentados com jóias modernas, E realmente são. Um verdadeiro deleito para os olhos, o estômago e a alma.


Septime
80, rue de Charonne
75011 Paris
Tel. 01 43 67 38 29
septime-charonne.fr

Le Comptoir Du Relais
9, carrefour de l'Odéon
75006 Paris
01 44 27 07 50

Josselin
67, rue du Montparnasse
75014 Paris
01 43 20 93 50

Brioche Dorée
Mais de 40 lojas pela cidade
www.briochedoree.fr

La Pâtisserie des Rêves
111 rue de Longchamp
75016 PARIS
01 47 04 00 24
www.lapatisseriedesreves.com

(*) Thalita Kalix é jornalista e amante da boa mesa. Por isso, deu um tempo do jornalismo e embarcou para o Le Cordon Bleu para aperfeiçoar seus dons culinários.

Nenhum comentário: