sexta-feira, 17 de maio de 2013

DRINK_ME // On the rocks, whisky e gelo

Por Juliana Raimo
Colunista de Drinks do Gastronomix

Para Marcio Silva, o amor pelo Whisky cresceu na Escócia, quando um produtor comparou a bebida às rosas: “O Whisky é como uma rosa, nenhuma rosa é igual a outra. Quando você cheira a rosa fechada, você sente um perfume, mas ao colocar gotas de água ela se torna mais bela: abre, muda de forma e libera seus aromas”.


Passados alguns anos, Márcio vê o consumo de Whisky aumentar a cada dia no Brasil e inspira-se na criação de drinques “vintage” e na mistura com gelos inusitados.


Drinks com Whisky para relembrar o leitor:
Old Fashioned - coquetel de uísque mais consumido no mundo.
Sazerac - considerado o primeiro coquetel americano.
Vieux Carré - foi criado em New Orleans por Walter Bergeron no Hotel Monteleone em meados de 1930. Até hoje é o drinque mais famoso do estabelecimento.
Rob Roy - a bebida criada em 1894, lembra o coquetel Manhattan, mas é feita exclusivamente com uísque escocês.
Manhattan – é um dos principais representantes da coquetelaria americana. É um drinque seco, sóbrio e sofisticado. Possui um sabor onde o uísque prevalece.
Whisky Sour – o desafio é equilibrar o azedo com o doce prevalecendo todas as características. É quase que uma “caipirinha” feita de uísque e limão siciliano.
Rusty Nail - o nome se refere à cor “enferrujada” do coquetel, por conta da mistura com o licor
Drambuie. É preparado com uísque, mel e ervas.

Whisky Mac - bebida pedida pela atriz Greta Garbo em seu primeiro filme falado, "Anna
Chistie" (1930). É feito com uísque e vinho de gengibre.

 Cardápio “On The Rocks” – Restaurante Ici Bistrô
Nas viagens que faz pelo mundo, outra tendência que chama atenção do mixologista é o uso de gelos inusitados na bebida. No Brasil, Márcio inaugura a onda dos gelos em parceria com Benny Novak, restaurateur do Ici Bistrô.

Lá, ele criou a carta On The Rocks, cujos gelos são os protagonistas e transformam o sabor do uísque lentamente. Algumas destas criações são:

Whisky com guaraná – servido sobre gelo de guaraviton de Açai.

Coconut Honey – uísque com gelo de água de coco e mel Silvestre.
Spice Whisky – servido sobre gelo de especiarias (baunilha, gengibre, cravo, canela).
Ruby Sparks – come gelo de chá de hibiscos com morango e bitter Peychaud's.Passion Touch – Servido sobre gelo de maracujá e um toque de xarope artesanal de pimenta calabresa.

Cristais de gelo
Além do sabor, os gelos também ganham forma inusitada no cardápio On The Rocks. “São feitos de modo especial o que confere uma aparência cristalina. Cada drinque ganha uma pedra de gelo com uma lapitação única, conferindo glamour e exclusividade”. 

As opções são:
Scotch Old Fashioned – uísque mesclado com bitter aromático Angostura e aromátizado com óleos da casca de laranja.

Rusty Nail – uísque com licor Drambuie.
Rob Roy – uísque com vermute tinto e bitter aromático Angostura.
Whisky Mac – uísque com vinho de gengibre e bitter de laranja.

 Sobre Marcio Silva
Após 13 anos morando na Europa, há quatro anos o bartender mixologista Márcio Silva retornou ao Brasil. No currículo, tem formação de mixologista na Inglaterra e passagem por uma das maiores empresas de mixologia britânica, a Spiritual Advisors. 

Márcio Silva também trabalhou com os mais renomados mixologistas internacionais e, atualmente, é um dos responsáveis pela organização da final mundial do evento World Class Diageo. 
Foi responsável pelas primeiras cartas do SubAstor – bar pioneiro com foco em mixologia de São Paulo, agora é mixologista residente do La Maison est Tombée, no Itaim Bibi.

Nenhum comentário: