segunda-feira, 25 de março de 2013

EU RECOMENDO // O melhor do Brasil

Por Bruno Agostini (*) – texto e fotos
Convidado especial do Gastronomix

“O Brasil tem hoje uma geração de chefs que está revolucionando a nossa cozinha: Alex Atala, Felipe Bronze, Pedro de Artagão, Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira, Alberto Landgraf, os irmãos Castanho e vários outros. Entre tantos talentos a Roberta Sudbrack consegue ser, para mim, a melhor. Em seu restaurante, e em eventos especiais, ela prepara cardápios memoráveis, equilibrando a tradição da culinária brasileira temperada com pitadas de inovação, ousadia e experimentação.
Os pratos combinam poucos elementos, usando os ingredientes mais atraentes da temporada, uma matéria-prima de excelência escolhida a dedo, criteriosamente, e tratada na cozinha com técnica apurada e muito carinho.

Assim nascem receitas formidáveis com o leitãozinho de leite assado com rapadura, a queixada com praliné de farinha d'água, a canjiquinha com ovas de salmão, a gema de ovo com flor de sal e flor de abobrinha frita, a burrata com piracuí e ovas e tantas receitas acertadas. 

Ela descobre ingredientes, como o palmito-bebê, e explora a riqueza da matéria-prima brasileira.
Inventa coisas como a ostra vegetal, com a textura do molusco, mas feita de tomate com manjericão ou a plena expressão da simplicidade, como o divino prato que combinava suco de clementina, um tipo de tangerina, docinha e ácida, com cogumelos fatiados crus e pecorino romano, simplesmente sublime. 

As sobremesas, como bomboloni, leite frito e o canelone de maçã e farinha de pistache são indescritíveis.

Fazer uma refeição na Roberta Sudbrack é um momento mágico, a mais pura representação da cozinha brasileira: saborosa, equilibrada, surpreendente, carinhosa, marcante, inédita, precursora”.

Roberta Sudbrack
Rua Lineu de Paula Machado, 916
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3874-0139

(*) Bruno Agostini é jornalista e fotógrafo, apaixonado pelo Rio de Janeiro, flamenguista, viciado em viagens, comidas e afins. Gosta de praia e samba, mas também de tango e fado, das montanhas e do sertão. É louco por manifestações da cultura popular brasileira. Adora vinho, mas não dispensa uma cachacinha. Ele escreve o blog Rio de Janeiro a Dezembro. Clique aqui e leia: http://riodejaneiroadezembro.wordpress.com/

Nenhum comentário: