sábado, 1 de setembro de 2012

GASTRONOMIX// Cara a cara com o chef

 

Estão virando moda em Brasília os projetos gastronômicos, que promovem encontros periódicos com chefs, como O Lado B do Chef, do portal Quero Comer, série de jantares elaborados ao vivo em que o profissional convidado faz alguma receita que ele adora, mas que não consta no cardápio do seu restaurante. O próximo será quarta-feira, dia 5, às 20h30, com o chef peruano David Lechtig (foto), do El Paso Texas e El Paso Latino. O menu completo e harmonizado com vinhos sai a R$ 150 por pessoa -- limitado a 24 participantes. Mais informações no Quero Comer.
 
Outro projeto do tipo é o CasaPark Gourmet, que já contou com participações de Claude Troisgros, Mara Alcamim e Alice Mesquita. A próxima edição, na terça-feira (19h30) da semana que vem, dia 4, terá Dudu Camargo (foto) como convidado. O chef do Dudu Bar, Your’s, Da Noi, Fratello Uno, Unanimità e Respeitável Burguer,vai apresentar um menu baseado no cardápio do Dudu Bar, onde, ele afirma, pode “brincar mais e criar uma cozinha autoral”.
Olha só o que vai ser servido: minimoranga com creme da polpa, camarão grelhado e gengibre; filé marinado com aceto balsâmico e cebolaroxa, crosta de farinha de rosca e castanhas, damasco e sálvia dourada, acompanhada de arroz indiano com cogumelos, pimenta dedo de moça e curry; e, de sobremesa, sorvete de tapioca com goiabada e calda de vinho tinto.
As inscrições estão abertas no site do CasaPark Gourmet e são gratuitas, mas em número limitado. Portanto, se não der para ir nesse, prepare-se para o próximo encontro, marcado para 9 de outubro, com o francês Roland Villard, chef do Le PréCatelan, do Hotel Sofitel Rio de Janeiro. 
 
Por fim, tem o 4Doze Convida, promovido por Daniel e Daisy Vieira sócios do bistrô da 412 Sul. Nesse projeto, que ocorre sempre às segundas e terças-feiras, a partir das 19h, semanalmente um chef ou gourmet apresenta uma criação para ser degustada por convidados e jurados, encarregados de avaliá-la. O prato também fica disponível como sugestão da casa para os clientes que quiserem saborear.
No próximo encontro, terça e quarta-feira, dias 4 e 5, o gourmet João Marcos Amaral (de verde na foto, com os participantes dos próximos encontros) vai preparar um entrêcote com redução de aceto balsâmico e shoyu, acompanhado de purê de ervilhas com presunto de parma crocante e alho assado. Depois, estão programados a gastróloga Andrea Guerra (11 e 12), a gourmet OzithaTeatini (18 e 19) e a chef Ana Victoria Neddermeyer (25 e 26). Mais informações pelo telefone 3345.4351.
Os encontros prosseguem em outubro, com outros convidados, e em 6 e 7 de novembro haverá a premiação dos dois melhores pratos, seguida de um menu degustação com os três colocados. O primeiro ganha uma dólmã personalizada, R$100,00 por mês de consumação no 4Doze Bistrô durante três meses e a criação incluída no cardápio da casa. O segundo, uma dólmã personalizada e a possibilidade da criação entrar no cardápio. "A ideia é tornar isso uma tradição da casa", avisam Daniel e Daisy.

Nenhum comentário: