quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Cícero e a caixa de melodias

Por Rosualdo Rodrigues

O cantor Cícero se apresentou semana passada em Brasília, com lotação esgotada pelo menos três dias antes do show. Talvez você nunca tenha ouvido falar em Cícero, ou ouviu, mas não ouviu o que ele canta. É que Cícero é um típico fenômeno de internet. Desses que vão sendo conhecidos não boca a boca, mas clique a clique. Alguém conhece, gosta, descobre um vídeo no YouTube ou a página no MySpace, posta um link no Fabebook ou no Twitter e por aí vai.

Ele tem 25 anos, cara de garoto, e faz uma música que tem muito a ver com outro artista incensado de sua geração, Thiago Pethit. Intimista, reflexiva, acústica.... Tem também algo de Los Hermanos. Mas tem personalidade. Interessante, no mínimo -- confesso que, se tivesse o escutado antes, até teria ido ao
Feitiço Mineiro vê-lo. Canções de apartamento é nome do disco dele. O primeiro, claro.

E, evidentemente, sendo Cícero um fenômeno da internet, você nem precisa ir a uma loja comprar o CD. Basta estar conectado para ouvi-lo. Canções de apartamento pode ser escutado inteirinho na Melody Box, plataforma virtual que abriga o trabalho de músicos e bandas de diferentes estilo. Um verdadeiro playground para quem procura novidades.

O portal é um barato. Quando você se cadastra, de graça, ganha pontos enquanto escuta música (e troca por prêmios depois), pode fazer download de todo o acervo do site e entrar em contato com pessoas que tenham o mesmo gosto musical que o seu (tipo rede social), entre outras facilidades.

Bacana é que todo mês eles lançam uma coletânea que chamam de “coletânea móbile”. Uma vitrine. Você ouve e, gostando de um e outro, pode ir na busca e se aprofundar ouvindo mais músicas do artista de seu agrado. Duas recentes são Eletro Alternativo Fora da Caixa Vol. 2, que inclui a banda brasiliense Lucy and the Popsonics, e Apostas 2012 Vol. 3, que traz na seleção o próprio Cícero e outros nomes surgidos na rede em 2011. Viciante..

3 comentários:

Ricardo disse...

Adorei o Melody Box, não conhecia. Já estou devorando a banda Transmissor, que acabei de descobrir lá. Valeu pela dica!

Dâniel disse...

Uau, que ótima dica, Rosu! Beijão!

Roberio disse...

Valeu Rosualdo, o melodybox é muito bom pra ficar por dentro das novidades na musica brasileira.Gostei muito.