segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EU RECOMENDO // As delícias da Sicília


Por Tatiana Sabadini (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Se você quer fugir do vai-e-vem dos turistas e quer descartar as chances de encontrar um brasileiro nas esquinas da Europa, vá para a Sicília! A ilha do sul da Itália é um refúgio para poucos, que traz o charme europeu com uma simplicidade peculiar.

Eu acabei parando no sul do sul, mais especificamente na cidade de Módica, conhecida no país por seus famosos chocolates. O clima é pacato e você tem a impressão de que na cidade todo mundo se conhece, mas não se sente um estranho fora do ninho. E a comida, minha gente, é definitivamente um show à parte.

No pequeno centro da cidade, cercada pelo barroco característico da região, está a Osteria Dei Sapori Perduti, um lugar que serve uma comida tradicional maravilhosa. As osterias eram os antigos botecos sicilianos onde o pessoal passava no fim do dia para tomar vinho e comer petiscos. Agora, elas ganharam forma de restaurante, onde você tem a opção de a la carte ou do menu completo.

E a dica está justamente aqui: nesses pequenos lugares da Europa, sempre escolha o menu completo. Você experimenta muita coisa e, geralmente, o vinho da casa está incluído. Lá o menu por pessoa é 25 euros com vinho e água (com ou sem gás) e vale muito a pena. O problema é continuar a caminhada no sol escaldante da Sicília depois de tanta comida!

Entradas

- Quitutes da Sicília

- Ovos cozidos


- Queijos e chorizo, produção local, é claro

- Berinjelas e azeitonas

Pratos principais

-Ravioli de ricota e Cavatelli, ambos com molho de tomate (maravilhoso!)

Sobremesa

Cannoli! A receita típica da Sicília e famosa no mundo é servida na Osteria em miniatura, mas não deixa de ser deliciosa. Aliás, este é um item de degustação obrigatório para quem quer degustar os sabores da região.

Quem estiver em qualquer outro lugar da Sicília também pode aproveitar para degustar outras delícias como brioche com sorvete. É um verdadeiro sanduíche de gelato com um pão macio e saboroso. Aliás, sorvete é o que não falta por lá e, com o calor, é a salvação dos passeios turísticos.

Também não deixe de provar a arancina! Este bolinho de arroz (italiano, é claro) feito com molho de tomate, carne moída e queijo é uma invenção dos deuses. O costume é comer ele no fim da tarde, nem adianta procurar nas lanchonetes que ele não vai estar disponível nas manhãs sicilianas. Como a gente ficou em um pequeno vilarejo de praia, era só passar na padaria de manhã, encomendar uma boa quantidade e passar lá umas 18h. Também experimentamos uma versão feita com tinta de lula maravilhosa!

Osteria Dei Sapori Perduti
Corso Umberto I 228/230
Modica, Sicília

info@osteriadeisaporiperduti.it
tel 0932 944247 - fax 0932752691
cell 3397030708 - pi 01196670887

(*) Tatiana Sabadini é jornalista e escreve 2 blogs: Água no Feijão (
http://www.dzai.com.br/aguanofeijao/blog/aguanofeijao) e Manual da Família Moderna (http://manualdafamiliamoderna.blogspot.com/). Ela se define como uma garota normal que quer ser diferente e ter uma família moderna. Casada com o Marco, grávida de duas meninas, escritora de um livro só, cozinheira de muitas receitas e aventureira em busca de novas histórias.

3 comentários:

Rodolfo disse...

Boa!

Isabel disse...

Quero ir agora pra Sicília...

Tati Sabadini disse...

Vamos todos para a Sicília! É maravilhosoooo!!!