domingo, 26 de junho de 2011

EU RECOMENDO // O melhor do Peru: Ceviche


Por Paulo Mesquita (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Chega a ser engraçado, e muito contraditório, dizer isso, mas é a verdade: não suporto comer sashimi, mas adoro ceviche! Em resumo, ambos são peixe cru, mas a diferença vital está no tempero. Enquanto a iguaria japonesa não tem tempero nenhum (a não ser o shoyo e a wasabi que colocamos à gosto), o prato peruano já é servido muito bem temperado numa marinada de limão, cebola roxa, alho, pimenta e coentro, conhecida como “leche de tigre”. E em Brasília, se você quer comer um bom ceviche, eu recomendo o El Paso Latino.

Comandado pelo chef peruano David Lechtig, o El Paso Latino serve o ceviche tipicamente andino. Minha preferência é pelo trio, que traz o prato nos temperos de ají (pimenta) tradicional, amarela e vermelha. Ou seja, você consegue sentir os diferentes níveis de ardência da pimenta no peixe.

Por falar em peixe, o ceviche tradicional é feito com o robalo, mas vale experimentar os pratos mistos que trazem salmão, camarão, lula e outros frutos do mar banhados no “leche de tigre”. Além disso, o cardápio traz ótimos drinks para acompanhar o prato: piscos (a aguardente peruana), mojito (o drink preferido de Ernest Hemingway) e as margaritas.

Não curtiu o ceviche? Não tem problema. O cardápio traz uma série de outros pratos latinos de países como Colômbia, Guatemala e El Salvador. Ainda não gostou? Olhe para o lado, chame o garçom e peça o cardápio mexicano do El Paso Texas, a casa original da cozinha de David Lechtig. Não tem como errar!

Aí é só curtir o ambiente do restaurante com sua decoração típica e recheada de detalhes e suas músicas que te fazem, ainda que involuntariamente, balançar os ombros e as pernas enquanto come. Saludos!”

El Paso Latino
SCLS 404 Bloco C Loja 23
Asa Sul – Brasília
Tel: (61) 3323-4618
Site:
www.elpasotexas.com.br

(*)Paulo Mesquita é jornalista e blogueiro. De vez em quando se arrisca na cozinha e conta tudo no Vim, Vi e Comi (http://vimviecomi.blogspot.com/ )

Um comentário:

Cris Mardine disse...

Excelente, Paulo!
O ceviche do El Paso é realmente imbatível, assim como as outras opções do cardápio latino. Parabéns pela dica!
E, aproveito pra complementar com outra: de 28/6 a 3/7, em comemoração ao Dia do Ceviche, os clientes que forem ao El Paso poderão escolher três opções do cardápio de ceviches a preços promocionais.
Eu não vou perder! Abração