quarta-feira, 8 de junho de 2011

AO PÉ DO OUVIDO // Não surpreende, mas é boooom!!!

Por Rosualdo Rodrigues

Marqueteira que só, Lady Gaga disse que o segundo CD dela ia ser "o disco". Fez suspense, tocou um remix doido da música Born this way em um desfile, depois lançou o single, e depois outro single, de Judas....Agora que o CD saiu, não se vê motivo pra tanto estardalhaço. Born this way não causa nenhum estranhamento a quem ouviu The fame e seu complemento, The fame - Monster.

Q
uem não gostava de Lady Gaga não terá nenhum elemento para mudar de opinião. Quem gostava pode passar a gostar mais ainda; Afinal, não é por ser uma continuação natural do primeiro que Born this way é ruim. Pelo contrário, é ótimo. E, talvez até mais do que The fame, está cheio de potenciais hits. Uma atrás da outra, com exceção de Blood Mary e You & I, não tem faixa que não seja eficientemente montada para bombar nas pistas (e, quanto às exceções, não há nada que um bom remix não faça).

Vestígios de Madonna, como disseram? Tem. E de cinquenta mil outras referências do pop. Mas é besteira esse negócio de dizerem que Gaga copia (na música, na atitude ou no visual) Madonna, Grace Jones, Alice Cooper ou querm quer que seja, como se isso contasse ponto contra ela. Lady Gaga é só cria e tradução perfeita do nosso tempo, em que releitura e reciclagem são palavras de ordem. E em que, na música especialmente, as melhotes novidades sempre trazem um componente de algo que já se ouviu em algum lugar do passado.

Além do mais, depois de ouvir Born this way, você há de concordar que é mais convenientre deixar para os acadêmicos as análises sobre Lady Gaga "a nível de fenômeno pop". Com um discos destes, o melhor que a gente tem a fazer é dançar.

PS - Comecei a semana descobrindo três deliciosas músicas que grudaram no meu ouvido. 1) Não posso negar que te amo, com Banda Calypso e Reginaldo Rossi, 2 ) Psycho girls & psicow boys. de Solal, 3 ) Sun of a gun, de Oh Land (essa tem um remix sensacional). Vão render futuros posts.

Um comentário:

A Space Boy disse...

Confesso que os Hits como Judas e Born This Way não tem nada acrescentar, mas de longe prefiro esse cd do que o chato e repetitivo The Fame Monster. Acredito que O grande cd que ela se referia, é pelo fato de ser um disco voltado para as pistas de dança, agora vamos esperar que os DJ's não consigam a façanha de nos cansar e tornar insuportável esse cd também.