quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // 20 CDs que fizeram 2010 melhor

Por Rosualdo Rodrigues

Toda vez que chega dezembro, pipocam aqui e ali as listas de melhores do ano. De discos, inclusive, claro... Eu estava com um texto na cabeça para este post e quando fui ler o que escrevi um ano atrás, descobri que estava a ponto de escrever a mesma coisa: que essas listas não são confiáveis, que não podem ser tão taxativas, invariavelmente são injustas... Enfim, deixando de lado o lero-lero, resolvi listar aqui alguns discos que, se não são os melhores do ano, fizeram o ano melhor. Pelo menos para mim (mas ainda pode fazer melhor o seu também... Ou se não, 2011, 2012...).

Mesmo assim, é difícil, porque muita coisa boa que ouvi/ouvimos em 2010 não foi produzida neste ano e por isso mesmo não pode entrar no tal ranking. Chato. O disco de estreia do La Roux, por exemplo. Relendo posts anteriores notei que escrevi no início do ano: "Janeiro de 2010 vai ficar na minha memória como o mês em que eu não conseguia parar de ouvir La Roux”. Mas o dito cujo está barrado na lista porque é produção de 2009... Chato mesmo.

Já outro que está na lista, Tourist History, do Two Doors Cinema Club, eu conheci hoje, mas já ouvi tanto que não dá pra deixar de fora. Descobri esse primor logo no comecinho do dia, graças a um amigo, o Cacau, que postou no Facebook o clipe de Something good can work. Que delícia! Ganhei o dia.

Bom, então segue a lista, sem nenhuma ordem de preferência. São 10 nacionais e 10 internacionais. E se, ao final da leitura, você se sentir animado a fazer a sua lista, faça e deixe aqui nos comentários, por favor. Queremos conhecer.

Internacionais
01. Tourist History - Two Doors Cinema Club
02. Fly Yellow Moon - Fyfe Dangerfield
03. Here Lies Love - David Byrne e Fatboy Slim
04. The ArchAndroid - Janelle Monaé
05. Wake Up - John Legend & The Roots
06. Raconte-moi - Stacey Kent
07. Tiger Suit - KT Tunstall
08. Olympia - Bryan Ferry
09. We are Born - Sia
10. Stória Stória - Mayra Andrade

Nacionais
01. Extravaganza - Silvia Machete
02. Quando o Canto é Reza - Roberta de Sá
03. Tangos Tropicais - Victor Biglione
04. Água - Paula Morelembaun e João Doanto
05. Bicicletas, Bolos e outras Alegrias - Vanessa da Mata
06. Efêmera - Tulipa Ruiz
07. Onde Mora o Segredo - Aricia Mess
08. O ano 1 - Jorge Ailton
09. Plano de Fuga para Cima dos Outros e de Mim - Letuce
10. délibáb - Vitor Ramil

3 comentários:

Aricia Mess disse...

Oi Rodrigo

gostei de me ver citada em sua lista!

bjs Arícia

Anônimo disse...

ótimas sugestões. não sei por onde começar. hahahaha.

Anônimo disse...

Olá amigo deste blog!!! Estou aqui para dizer que também fui um dos sortudos a conhecer Two Door Cinema Club e principalmente "Something Good Can Work", um dos sons + gostosos de todos os tempos \o/. E sobre esta 'pequena' pérola eu lhe pergunto: vc já ouviu a versão ao vivo? E mixada?? Se a resposta for 'sim', meus parabéns. Se for 'não', ah... o que está esperando?? 'Corre logo" =)Meu Deus, as duas versões estão igualmente divinas!!! P.S.:se vc não conseguir achá-las, eu tenho aqui. Então, qualquer coisa deixe recado no meu orkut => geraldosupertramp2009@hotmail.com Forte abrç!!!