quinta-feira, 11 de novembro de 2010

GASTRONOMIX // Onde pães e amor têm o mesmo nome


A La Boulangerie é fruto de uma história de amor. Amor do boulanger Guillaume Petitgas pelos pães e pelo seu ofício. Amor do boulanger Guillaume Petitgas pela sua esposa Thaís Melo, que ele fez questão de ressaltar, em discurso, como companheira de luta no dia a dia na terça-feira, 9 de novembro, quando os donos fizeram o lançamento da nova logomarca da La Boulangerie.

A loja chegou de mansinho na cidade, em março de 2007, e logo foi conquistando freguesia cativa devido à qualidade das delícias feitas por Petitgas – que já trabalhou com outro mestre francês da cidade, Daniel Briand. O boulanger se formou em panificação na França e trabalhou também na Noruega, país onde aprendeu a fazer pães de forma mais artesanal.

O espaço da 106 sul, onde a história de amor se materializou, é pequeno e aconchegante. O mais bacana é a forma artesanal e o cuidado com que os produtos são elaborados. Na casa, o artista principal é o pão. Fabricado ali diariamente, ele é feito sem bromato ou qualquer produto químico. Além disso, do forno da La Boulangerie também saem baguetes (crocante por fora e macias por dentro), croissants (derretem na boca), brioches, pães integrais e os famosos pães do mês.

É uma maneira criativa de Petitgas exercer o que mais gosta e mais sabe fazer. Colocar a mão na massa. Todo mês, uma diversão diferente. Ele cria um tipo de pão com ingredientes da culinária brasileira e do Cerrado. Um dos campeões de venda é o pão de cereais, que leva farinha integral, gergelim, sementes de girassol e de linhaça, além de flocos de aveia. Mas tem um com especiarias...Delícia.

Eleito melhor pão da cidade pela Revista Veja, os quitutes de Petitgas ganharam em 2009 mais um endereço: Tradicion Boulangerie, que fica no comércio da QI 17, onde há uma interessante movimentação gastronômica, com restaurantes como Alice, Trattoria do Rosário e Taypá. É servido café da manhã e lanche da tarde com tudo que a tradição francesa manda.

Quem quiser, além de degustar, aprender um pouco mais do ofício de padeiro, o estabelecimento oferece cursos de pães com Petitgas comandando as aulas. O próximo será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, das 9h às 13h, ao custo de R$ 400,00.

Se você der um pulinho na La Boulangerie é capaz de você criar a sua própria história de amor com a padaria.

106 Sul Bloco A Loja 3
Asa Sul - Brasília

QI 17 Loja 101
Lago Sul - Brasília

Telefones: (61) 3244 1394 e 3248 4964
Site:
http://www.laboulangerie.com.br/

Nenhum comentário: