terça-feira, 2 de novembro de 2010

GASTRONOMIX // 10 experiências em Istambul

1 – Tomar suco de Romã feito na hora

A
romã parece que brota no ar em Istambul. Ligada à fecundidade e à paixão, dizem que, ao tomar de seu suco ou comer a fruta, você é tocado pelo amor. Por lá, em cada esquina, você avista um comércio vendendo o delicioso suco de romã. Bem vermelho, suculento e um pouco azedo – uma delícia! Um copo sai a 3 liras turcas (TL) – o equivalente a 1,5 euro.


2 – Tomar café da manhã no Museu de Arte Moderna


Primeiro, caminhe pelas galerias do Museu. As obras vão lhe abrir o apetite. Depois, procure uma mesinha em frente ao estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar Mármara e que separa o lado ocidental e oriental de Istambul. O café do Museu é uma delícia, bem contemporâneo com detalhes em vermelho. Eles servem um bom café da manhã, que funciona como brunch. Um chazinho de maçã, o mais tradicional de lá, cai super bem em qualquer tempo.

Museu de Arte Moderna
Meclis-i Mebusan Caddesi
Tophane – Istambul
Site:
http://www.istanbulmodern.org
Há um bonde que deixa bem próximo, 15 minutos andando


3 – Ver o pôr do sol tomando chá de maçã debaixo da ponte


E por falar em chá... Você vai perceber que ele nunca é demais. Desfrutá-lo vendo o pôr do sol embaixo da ponte que liga a parte antiga à parte moderna é um dos passeios imperdíveis de sua viagem. Dica da jornalista Priscila Lambert, uma amiga que fez isso e me recomendou. Incrível. Na parte inferior da ponte, existem bares e restaurantes (bem turísticos, diga-se de passagem) com puffs coloridos na parte externa dos estabelecimentos. De lá, você pode acompanhar o cair do sol por entre as mesquitas. É lindo demais!!!

4 – Andar no bondinho que atravessa a Istiklal Caddesi (Taskin-Tunnel)

O coração da parte moderna de Istambul é a Istiklal Caddesi, uma rua onde o comércio pulsa, assim como a vida nortuna. Carros não circulam. Por lá, apenas pedestres e um bondinho vermelho bem charmoso que conduz o passageiro de Taskin a Tunnel, no bairro de Beyoglu. Vale o passeio. Mas o bom mesmo é bater perna pelas artérias e veias da Istiklal. Com certeza, você vai se surpreender.

5 – Experimentar as diversas comidas de rua

Sou suspeito porque adoro comidinha de rua. Usualmente, elas representam muito da cultura de um país. Em Istambul, há várias delas espalhadas pela cidade vendendo desde o Simit (pão típico turco feito com semente de gergelim), castanhas assadas, suco de romã, frutas frescas, picles (achei salgados demais!) até uma infinidade de kebabs. Escolha quais são as da sua preferência e belisque. Não se encha com estes peticos, pois há muitas comidas gostosas para você experimentar. Ahhh...não deixe de provar os queijos turcos. São bons e bem diferentes: o mais tradicional é o feta.

6 – Comer vários Kebabs

Impossível comer um só. Se a América é a terra dos hambúrgueres, Istambul é a dos kebabs. O DNA do kebab é turco. Esse espeto temperado pode ser feito com carnes diversas. O mais saboroso, na minha opinião, é o de carneiro, com sabor bem acentuado. No bairro antigo (Sultanahmet) e no moderno (Beyoglu), as opções se multiplicam. Uma das redes mais famosas de Kebabs é a Kofteci Ramiz. O interessante é que você paga pelo kebab, mas tem direito a fazer um pratão de salada também, incluso no preço. Há uma loja na Istiklal Caddesi n. 85. Veja onde mais: http://www.kofteciramiz.com/en/default.asp

Clique aqui e veja uma lista de restaurantes em Istambul.

7 – Passear na Cezayir Sokak


É um encanto. Uma espécie de passagem, intermediada por degraus. Este corredor é margeado por, pelo menos, uma dezena de restaurantes. Alguns bem charmosos, que lembram o estilo de alguns bistrôs de Paris. A beleza da Cezayir Sokak é reforçada pela ornamentação de plantas em diversos pontos da passagem.

8 – Seguir as mãozinhas amarelas


A arte de rua e os grafites são muito valorizados em Istambul, principalmente, na parte moderna da cidade. Ao subir a rampa que dá acesso ao bairro de Beyoglu, você vai avistar algumas mãozinhas amarelas (a la OsGêmeos) por quase todo o caminho. É bem interessante, pois a sensação é de que você está sendo perseguido por elas. Porém, há lugares bem inusitados onde elas podem aparecer. Todo respeito aos monumentos históricos. Não há pichação nestes lugares.

9 – Mergulhar no Mercado de Especiarias (Spice Bazaar)


É uma odisséia para quem gosta de cozinhar como eu. Você fica doidinho sem saber para onde olhar. Os vendedores turcos são simpáticos, mas, muitas vezes, insistentes. Não caia neste papo de comerciante. Resista! Veja com calma o que quer trazer na bagagem. Há muitos temperos e especiarias como cominho, cardamomo, páprica, diversos currys etc. Uma coisa eu digo: pechinche até a exaustão. Você pode levar bons ingredientes a preços bem em conta. O passeio também é uma experiência histórica e saborosa visualmente.

10 – Comer doces turcos atravessando o Bósforo

Os turkish deligths são vendidos no Grand Bazaar (onde há o típico café turco, não coado e amargo) e no Spice Bazar. Parecem mashmallow com nozes, avelã misturados à massa. Podem ter gosto de limão, cereja, damasco. Os torrones e as geléias também são bem conhecidas. Não chegam a ser uma unanimidade. Mas para quem gostar, sugiro comprar uma caixa pequena e saborear ao longo do passeio de barco no Estreito de Bósforo.

Quem for embarcar para Istambul, acesse o GUIA GASTRONOMIX – ISTAMBUL e também o GUIA TIME OUT - ISTAMBUL.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa assim dá vontade! muito bom.

Flávio.

chopp disse...

Tudo de bom hein????

Anônimo disse...

que zic ro!!! sou louca para conhecer lá! bjo ju

Rodrigo Caetano disse...

Quem precisar de mais dicas, me avise. Mas a cidade realmente encanta. Bjos e abs

jwl disse...

Falaaaaaaaaa Rodrigo,
Muuuito bom já anotei tudo. Será a minha próxima com certeza. Estive em Madrid o mês passado e as suas dicas continuam nota mil.
Sucesso sempre!!! abraço Will