segunda-feira, 29 de novembro de 2010

EU RECOMENDO // Comer com o cachorrinho


Por Katia Dotto (*)
Convidada especial do Gastronomix

“É sempre um pouco complicado pra quem não come carnes, frituras e não bebe refrigerante, gosta de levar o cachorro junto e procura um ambiente sossegado, achar um cantinho pra sentar e apreciar uma boa refeição. Levando todos esses detalhes em consideração, acabei me tornando muito específica quando o assunto é comida.

No Rio de Janeiro, quando penso em algum lugar com algumas dessas características, consigo relacionar três lugares: Deusimar, Fratelli e o Sawasdee.

O japonês Deusimar, no Leblon, tem a melhor relação custo/benefício. A comida é sempre muito fresca e eu posso sentar nas mesinhas do lado de fora com minha cadelinha. Meus favoritos da casa são o Temaki de salmão e a sopa de Missoshiro.

Pra quem curte a culinária italiana, o Fratelli é uma grande pedida. Não é muito barato, mas o molho pomodoro da casa vale cada centavo! De “entradinha”, vem um molho irresistível de berinjela e os pães que acompanham são variados e todos deliciosos.

O Sawasdee, um restaurante tailandês que também fica no Leblon, é o que tem o preço mais “salgado” dentre os meus favoritos. Geralmente guardo para ocasiões comemorativas como aniversário, Dia das Mães, etc. Os pratos são super refinados, mas não são exatamente Thai, considero um ótimo equilíbrio entre a cozinha tailandesa e a contemporânea.

Não poderia deixar de abrir um parêntese para mencionar o fantástico restaurante Tai Tai na Serra de Itaipava, muito aconchegante, leve e com um ambiente super agradável, sem falar na simpatia dos donos - a chef é de origem Vietnamita e o marido dela é brasileiro.

Me despeço com um leve aperto no coração por estar escrevendo da estrada e, como todo mundo sabe, é sempre uma correria danada, nem sempre conseguimos achar um bom lugar pra comer. Mas eu não trocaria essa vida por nada. Boa refeição pra todos!”

Deusimar
R. General Urquiza, 188, lojas B
Leblon – Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2239 3876 e 2512 6827

Fratelli
Ria General San Martin 983
Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2259 6699
Site: http://www.fratellirestaurante.com.br

Sawasdee
Rua Dias Ferreira, 571
Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2511 0057
Site: http://www.sawasdee.com.br

Tai Tai
Rua das Casuarinas, 70
Itaipava – Rio de Janeiro
Telefone: (24) 2222 5285

(*) Katia Dotto é cantora e guitarrista. Com passagens em bandas como Leela, "mim" (atualmente Madame Mim) e Penélope, ela já havia se aventurado pelo baixo e lançado dois EP's como cantora - "Do lado de dentro" (2003) e "Katia Dotto" (2005), cavando espaço na cena indie do Rio de Janeiro e se apresentando em pequenos festivais. Katia lançou “Amabile”, seu primeiro disco "cheio", como a cantora gosta de chamar.

2 comentários:

Cozinha e Mulher Moderna disse...

Adoro seus posters, muito interessante.

Pietra Luña disse...

boas dicas, gostei! ja linkei seu blog no meu, abraços, Pietra.