quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // Mistura e manda

Por Rosualdo Rodrigues

Os portugueses, que não têm o hábito de incorporar ao seu vocabulário palavras estrangeiras, como nós, chamam remix de mistura. "O disco foi misturado por... " Engraçado. Mas não queria falar de portugues e sim de remixes, porque andei conhecendo uns fantásticos do CSS (como são chamados internacionalmente os brasileiros do Cansei de Ser Sexy). Eles não se dão por satisfeitos em fazer os discos mais alto astral desde o advento do B-52's e ainda pegam as músicas dos outros e dão um up.

Fizeram isso com Alfie, de Lilly Allen, Mercury, do Bloc Party, Funplex, do B-52's, Buttons, da Sia, e Fuck friend, do Bitchee Bitchee Ya Ya Ya. Só pra ficar em alguns exemplos. Este último, eu nem conheço o original, mas também nem preciso. O remix é muuuuito bom. Ah, mas como nem todo mundo é perfeito, às vezes eles bem que tentam, mas não conseguem. O de Lovers are losing, do Keane, não ficou legal...

Fato é que o CSS sabe o segredo do bom remix. Ele tem que ser tão bom quanto ou melhor que o original, senão não se justifica. Tem coisa mais chata do que aquele tumtumtum que você leva cinco minutos até decifrar o que está tocando? Remix não é para deformar nenhuma música, é para torná-la melhor, de preferência mais dançante. Quer ver outro exemplo bacana? O do Blow Up para Everywoman has a man who loves her, da Yoko Ono, e o de Eh eh, de Lady Gaga, feito pelo Shop Boys. Pra você saltar na pista até bater no teto.

Então, vai dar uma festinha? Mande essa sequência pra você ver se não bomba:

1 - Buttons (CSS Remix), da Sia
2 - Rockstar 101 (Chew Fu teachers Pet Remix), da Rihanna
3 - Eh Eh (Pet Shop Boys Remix), da Lady Gaga
4 - Everywoman has a man who loves her (Wiht Blow Up), de Yoko Ono
5 - Fuck friend (CSS Remix), do Bitchee Bitchee Ya Ya Ya
6 - Alfie (CSS Remix), de Lilly Allen
7 - Mercury (CSS Remix), do Bloc Party
8 - Salt air (Two Doors Cinema Club Dui Remix), do Chew Lips
9 - Funplex (CSS Remix), do B-52's
10 - Viva la romance (DJs from Mars Bootfellas Remix), de Lady Gaga e Coldplay

2 comentários:

Ricardo disse...

Mistura é a tradução literal de "mix". Remix, para eles, é remistura. Para que importar palavras, não é mesmo?

Rosualdo Rodrigues disse...

oops. é isso. sorry!