domingo, 3 de outubro de 2010

ABOBRINHAS // Voo noturno


Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Sabe aqueles lugares a que você vai para conhecer sem esperar absolutamente nada e, de repente, gosta tanto que só quer ir lá? Foi assim comigo na recém-inaugurada creperia Mariposa. Um amigo me deu o convite para a inauguração, mas acabei não aparecendo. Dias depois, naquela dúvida tão comum entre brasilienses sobre aonde ir, achei o convite no carro e lá fui eu com um velho amigo conhecer a Mariposa, filial da loja de Salvador que acaba de "pousar" na entrequadra da 213 Sul.

Aconchegante, descontraída, espaçosa, a Mariposa tem um cardápio para lá de variado. Um vegetariano se empolga logo. Já que está numa creperia, melhor saltar de uma vez para a especialidade da casa e deixar saladas, sanduíches e temakis para outra oportunidade. Entre os crepes tradicionais, o Quatro Queijos é a opção sem carnes. Sem graça? Talvez.

Sempre opto por algo mais criativo. Por que não tentar o Braz? Recheio: abobrinha refogada, berinjela e mussarela, tudo gratinado com parmesão. Não se convenceu? Tem certeza? Está bem. Pode pedir o Shitake, que vem, claro, com shitake, cebola roxa grelhada, salsinha fresca e mussarela, também gratinada no parmesão. A massa pode ser integral. Dá para provar os dois.

Só? Claro que não! Vale a pena experimentar o Souflê, crepe vegetariano recheado com couve-flor, brócolis, cenoura, champignon, mussarela de búfala e molho de ervas. Se não come queijo, basta avisar isso ao garçom. A cozinha retira o queijo, e fica tudo em paz. O mesmo vale para o Bartô, que traz no recheio mix de cogumelhos, queijo gouda e alho poró. Quase lambi o prato.

Acha que para por aí? Há os crepes abertos, tipo pizza. O Margarida tem queijo brie, mussarela de búfala, rúcula, tomate cereja, tomate seco e manjericão. O Dajô vem com mussarela, gorgonzola e damasco. O Da Mamma ataca de molho de tomate, mussarela de búfala, tomates frescos, fatias de abobrinha grelhadas e alho torrado.

Para acompanhar, uma variedade de sucos, todos tentadores: de jabuticaba a tangerina, mamão, cenoura e banana. Pode brincar à vontade! Como sobremesa, crepes doces ou o badalado YOG. Ainda prefiro os crepes. Quem resiste a um recheio de purê de banana da terra, queijo prato, castanha, canela e sorvete de creme, como o do crepe Cartola? E que tal o Amandita, recheado com amandita com creme brulé, sorvete de creme e farofa de paçoca polvilhada?

Esqueci a dieta! Minha amiga Larissa recomenda enfaticamente o Diamante Negro: chocolate Diamante Negro com morangos e bananas, cream cheese, sorvete de creme, licor de chocolate e granola. Segundo ela, o cream cheese quebra o possível excesso de doçura do chocolate. Se bater culpa antes de comer, dá sempre para pedir porção mini de qualquer um dos sabores. Melhor parar por aqui...

O ideal é mesmo dar um pulinho na Mariposa. Como vegetarianos não saem só com vegetarianos (graças a Deus!), dá para convidar quem quiser. Ninguém vai reclamar. Há ainda mais opções para carnívoros. E quem gosta de peixe certamente vai pedir bis se provar o Santa Gula, que faz jus ao nome com recheio de banana da terra, salmão grelhado, catupiry e ciboulete. Se preferir fruto do mar, pode ir de Trancoso – camarão grelhado, catupiry e purê de abóbora. Não faltam realmente opções para todos os gostos e bolsos, pois os preços estão na faixa do razoável.

Inaugurada em Salvador em 2004 e com lojas em outras capitais nordestinas, a Mariposa deve ao chef paulista Marcelo Fugita o mérito do cardápio irreverente e à decoração inspirada na praia de Trancoso o ambiente acolhedor. Agora, como não sou o único fã da Mariposa, vale o alerta: a creperia costuma estar cheia. Então, nada de “pousar” por lá depois das 22h. Convém aparecer até as 20h, 21h, pegar uma boa mesa do lado de fora e reunir os amigos para um bom papo sem medo de ser feliz.

Creperia Mariposa
CLS 213, bloco B, loja 5
Brasília – DF
Telefone: (61) 3245 5534



(*) Luciano Milhomem é jornalista, mestre em Comunicação pela UnB, bacharel em Filosofia e não ingere carne de bípedes e quadrúpedes há três anos.

3 comentários:

Sílvia Mello disse...

Oi, Luciano!
Que coincidência te encontrar "aqui".
Depois do UNIFEM, nunca mais te vi, né?
Pra você que é vegetariano, dá uma olhada num restaurante novo ali na 113 sul, o Bhumi. Nunca fui, mas minha mãe adorou! É de comida orgânica...
Depois vou experimentar esses pratos do Mariposa que você falou aqui.

:*
silvia

Verinha disse...

Realmente o Shitake, um crepe gratinado, é um espetáculo! É uma iguaria da casa.. e vale aos vegetarianos e não vegetarianos.
D E L Í C I A!

Anônimo disse...

Silvia, conheci o Bhumi ha bastante tempo, mas nao sei se nao dei sorte. Achei a comida de la sem graca. Por isso, nunca o mencionei aqui. Mas valeu pela dica. Abrs.