quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // Um tango no trânsito

Por Rosualdo Rodrigues

Ontem, voltando para o trabalho depois do almoço. Aquele trânsito, calorzão danado. Enfio a mão debaixo do banco do passageiro, onde deixei um monte de discos que devo ouvir para comentar e escrever no jornal... Como num sorteio de rifa, pego um: Tangos tropicais, Victor Biglione. Ponho no CD player e começa uma versão instrumental de Trocando em miúdos (Francis Hime e Chico Buarque) de arrepiar. O som de um acordeon que atravessa a alma, uma guitarra contida fazendo um contraponto. Uma coisa Piazolla. Depois vieram Tatuagem (Chico Buarque e Ruy Guerra), Esse cara (Caetano Veloso)... Todas no mesmo clima. Arrasadoras.

Eu sei que Victor Biglione é um dos mais respeitados guitarristas do país, mas, como não li o encarte antes, não espera é que ele viesse acompanhado por aquele acordeon (tocado por Marcos Nimrichter), aquele violoncelo (por Marcos Ribeiro), aquele piano (por José Lourenço), aquele contrabaixo acústico (por Alex Rocha)... Não sou músico, por isso quando ouço música instrumental (e música de um modo geral) me ligo menos na técnica do que no efeito que a música produz. E aquele conjunto era (é) de tocar o ouvido mais insensível. Minha vontade é que o trânsito ficasse ainda mais lento.

Por isso, recomendo: tenha sempre em seu porta-luvas um CD de música instrumental, de boa música instrumental, como esse de Victor Biglione, para aqueles momentos em que o sinal parece que nunca vai abrir. E para quando o trânsito estiver fluindo também, por que não?

Tenho até algumas sugestões:

1 ) Lado B, de Dominguinhos e Yamandu Costa
2 ) Na toada do arame -- Viola caipira e slide, de Ricardo Vignini
3 ) Saudades de Princesa, do Trio de Câmara Brasileiro
4 ) Chico violão, de Arthur Nestrovski
5 ) Piratininga, do Aquilo Del Nisso
6 ) Som na brasa/ Regional brasileiro, de Walter Pinheiro
7 ) Akokan, de Roberto Fonseca
8 ) Jobim violão, de Arthur Nestrovski
9 ) Qualquer um do Roberto Corrêa
10 ) Camerata de Violões, da Camerata de Violões

2 comentários:

giovana disse...

Vou atrás desse CD do Biglioni. parece sensacional!!!!!
E, no meu carro, não faltam instrumentistas espanhóis como Vicente Amigo, Gerardo Nuñez e, claro, Paco de Lucia.

Rosualdo Rodrigues disse...

não conheço o vicente amigo, giovana. vou atrás desse tb.