quarta-feira, 26 de maio de 2010

GASTRONOMIX // Crostini de queijo, figo e molho asiático

Simplicidade é sofisticação. Pode reparar que as mulheres mais elegantes sempre usam roupas simples. Perua é sinônimo de excesso. Para cozinha, essa equação funciona da mesma forma. Menos é sempre mais.

Fiz outro dia uma entradinha super rápida e com ingredientes, que se deram muito bem . Os convidados do jantar devoraram a entrada por completo. O molho asiático de pimenta e coentro dá um toque bem bacana para esta entrada – que cai bem com espumante brut. Boa sorte!

Crostini de queijo frescal e figo com molho asiático

Ingredientes
- 1 pacote de pão de fôrma
- 4 figos
- 400g de queijo frescal cortados em quadrado

Molho
- 250 ml de vinagre de arroz
- 175g de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 2 dentes de alho picados
- 3 pimentas vermelhas sem sementes picadas
- 3 colheres de sopa de coentro

Preparo

Molho
Numa panela, coloque o vinagre para ferver com o açúcar. Vai formar uma espécie de xarope em três minutos. Coloque numa tigela e deixe esfriar. Misture os outros ingredientes e mexa bem.

Crostini
- Corte cada fatia do pão de forma em quatro. Tire a casca lateral. Vai ficar um quadradinho. Em forno preaquecido por 15 minutos a 200C, coloque os pães quadradinhos, com um fio de azeite em cada, em uma forma para deixar o pão crocante. Deixe por minutos.

- Retire os quadradinhos. O meio do pão tem de estar “ao dente” – nem tão macio, nem a ponto de torrada. Em seguida, monte cada crostini com o queijo em quadrado, o figo (por cima) e, por último, uma colher de chá do molho asiático. Fica uma delícia. Fácil, simples e apetitoso.

Nenhum comentário: