segunda-feira, 3 de maio de 2010

EU RECOMENDO // O paladar latino em alta


David Leichtig (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Em comida mexicana, tenho algumas dicas bem legais: o La Laguna tem comida mexicana contemporânea e fica no meio do parque Chapultepec, uns dos parques mais lindos que eu conheço. Dentro do restaurante, tem um chafariz do tamanho de um prédio de cinco andares, que faz evoluções. Super romântico.

Em termos de comida tradicional, não tem nada como o San Angel Inn (foto) - um casarão antigo que serve a verdadeira comida mexicana de antigamente, com muita pimenta e em louça muito bonita, da época da colônia. Um dos mais caros da cidade o San Angel Inn é geralmente uma opção para dia especial e a Margarita é de subir aos céus.

De comida peruana, meu restaurante preferido em Lima se chama Pescados Capitales - pela originalidade dos pratos, o bom atendimento, a irreverência do cardápio e claro, a boa comida. Mas se querem saber o meu cantinho predileto, mesmo, tem que ir ao Chiclayo, 700 km ao norte de Lima, cidade que briga pelo título de capital gastronômica do Peru e berço da minha família.

Foi lá que começou a ser escrito o caderno de receitas que a minha mãe herdou da minha avó e, agora, guardo com muito carinho. Lá tem um restaurantezinho de chão batido, uma " picanteria" como são chamadas por lá, de nome El Rincon de la Ñusta. É lá que consigo ainda sentir aquele gosto que só se sente quando a gente é criança e nunca se esquece.

No Brasil, adoro o Wanchako (foto acima). E no mundo, os restaurantes assinados por Jean-Georges que misturam comida do pacifico sul e oriental com contemporânea. Um arraso!”

San Angel Inn
Diego Rivera 50 y Altavista
Cidade do México – México
Telefone: 55 56 16 22 22
Site:
http://www.sanangelinn.com/

Pescados Capitales
La Mar 1337
Miraflores – Lima (Peru)Telefones: 421 8808 e 222 5731
Site:
www.pescados-capitales.com/

El Rincon de La Nusta
Avenida Bolognesi 75
Chiclayo - Peru
Telefone: 51 (74) 97 9630 339
E-mail:
restaurantelanusta1@gmail.com

Wanchako
Rua Sao Francisco de Assis 93
Jatiúca – Maceio (Alagoas)
Telefone: (82) 3377 6114

(*) David Leichtig é peruano e tem origem romena e judaica. O restauranter e chef foi criado na Guatemala e lá tomou gosto pela cozinha ao acompanhar as receitas peruanas de sua mãe em dias de festa. É proprietário dos restaurantes El Paso Texas e El Paso Latino (ver Guia Brasília), que servem comidas mexicanas, peruanas e latinas. Muito viajado, David percorreu o sul do México de carro várias vezes. Visitou desde pequeno diversos países da América Central e aprendeu a apreciar sabores e iguarias de cada lugar.

Nenhum comentário: