sexta-feira, 28 de maio de 2010

DRINK_ME // A fada verde encanta e...


Por Juliana Raimo

...faz o que você quiser. Já diziam os poetas e escritores na metade do século 19. O absinto era a bebida deles, da criatividade, da libertação. Ele inspirou poetas e apareceu em trabalho de Pablo Picasso e Van Gogh. Era apreciado pelos excêntricos Oscar Wilde, Toulouse-Lautrec, Baudelaire, Allen Poe e pelo famoso Ernest Hemingway. Absinto é forte, bem mais do que vinho e causa um misterioso efeito sinestésico interessante.

O absinto foi assunto de muitos estudos de alcoolismo. Foi considerado caminho sem volta para insanidade. Em 1905, houve um caso de um famacêutico suíço que matou a família inteira sobre efeito desta bebida. Isto desencadeou a extinção da bebida em muitos países.

A história conta que foi o Dr. Pierre Ordinaire que descobriu, em 1789, a planta wormwood (artemisia absinthium) numa viagem. Ele misturou artemisia absinthium com outras ervas e álcool para criar seu 136 elixir de cura. Se tornou a magia da cura, apelidada de “La Fée Verte” ou "L’Heure Verte”.

Em 1797, as irmãs Henroid venderam a receita para o Major Dubied - que casou sua filha com o Sr. Henri Louis Pernod. Ele e seu filho Marcellin construíram a primeira destilaria de Absinto da família Pernod chamada "Dubied Père et Fils", que começou a comercializar a bebida em 1798. A reputação da fábrica quanto aos quesitos limpeza e perfeição era impecável.

É uma bebida com alto grau de álcool, chegando a 70%. O ingrediente mais importante é a erva Artemisa Absinthium. O óleo essencial na erva contém a substância química Thujone, considerada tóxica se ingerida em grande quantidade. É descrita como uma bebida liquorosa com um bitter no final.

Preparo

Tradicionalmente, se entorna água fria sobre um cubo de açúcar através de uma colher especial (ver foto). A água dissolve o açúcar e vai diluindo aos poucos a bebida que está no fundo do copo. O açúcar ajuda a mascarar o amargo. A mistura se torna mais opaca gerando uma cor verde esbranquiçada. Normalmente, é usada um dose de absinto para 3 a 5 doses de água.

A frase “beba com moderação!” nunca foi tão recomendada quando se bebe absinto. Adorei estas “fontes” de água para fazer quatro drinks ao mesmo tempo. Encontrei numa empresa que se chama www.alandia.de (é possível importar).

2 comentários:

Rafael Rodrigues disse...

Olá Juliana,
Parabéns pelo post, ficou muito bem escrito, e cheio de informações.
O nome fada verde, foi dado pelos consumidores de Absinto do século XIX, que ao ingerir a bebida verde eles supostamente veriam uma fada verde, no filme Molin Rouge, tem uma cena que descreve esta "visão".
Alguns absintos chegam aos 85% de álcool, normalmente franceses e extremamente raros de se encontrar, já que no Brasil existe uma lei que taxa em 54,5% o teor alcoólico de bebidas fabricadas e importadas no Brasil.

Anônimo disse...

que bacana rafael,,,é sempre bom saber mais e mais....abraço, ju