quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // Para esquecer o fim do mundo

Por Rosualdo Rodrigues

Janeiro de 2010 vai ficar na minha memória como “o mês em que eu não conseguia parar de ouvir La Roux”. O som dessa dupla inglesa é uma das coisas mais deliciosas feitas nos últimos tempos. Um electropop alegre, vibrante, alto astral, com uma forte influência dos anos 80, mas ao mesmo tempo muito atual (digamos que faça um meio de campo entre Gossip e Lady Gaga....)

A vocalista, Elly Jackson, é algo à parte, com seu topete ruivo, batom laranja e estilo meio andrógino. É ela a imagem do La Roux. Mas outra parte importante no processo é Ben Langmaid, co-autor e o homem que mexe os botõezinhos, seguindo a tradição de duplas de electropop dos anos 80 (Pet Shop Boys, Yazoo, Erasure, Softcell...). Os dois chamaram atenção dos ingleses no ano passado e agora concorrem ao Brit Awards (grande prêmio da música britânica) nas categorias de revelação e melhor single (In for the kill). A entrega é em 16 de fevereiro.

Lançado em junho de 2009 na Inglaterra, o disco de estréia do La Roux até hoje não teve edição brasileira nem tem previsão de ter. Há edições importadas, a preço salgado, no site da Livraria Cultura. Mas é possível conhecer a dupla por meio dos muitos vídeos deles no You Tube. O de I’m not your toy – que forma com Bulletproof e In for the kill a santíssima trindade do repertório – é fantástico, inusitado e engraçado, pelo contraste entre a franzina e cool Elly e as barbies negras entojadíssimas que dançam em torno dela.

A propósito, Elly Jackson já avisou que o segundo disco do La Roux não terá nada a ver com o primeiro. “Mudei a forma de cantar. Não foi de propósito, foi algo que aconteceu”, disse em entrevista à BBC. Disse também que não tem ouvido mais coisas dos anos 80 e isso vai refletir no disco. Tem preferido italo disco e soul antigo. Pode ser que seja ainda melhor, pode ser que não.

Na dúvida, é melhor curtir ao máximo esse álbum de estreia, ideal para esquecer que a Terra está à beira de um colapso e a humanidade está sendo tragada por tsunamis, terremotos e chuvas torrenciais. Afinal, se afundar é inevitável, vamos afundar nos divertindo. “This time baby I’ll be buuulleeetprooof...”

Links
Livraria Cultura: http://www.livcultura.com.br/
I’m not you toy no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=ew_c5ewoVQk&feature=fvst

6 comentários:

Gabi disse...

Rosuu, adorei I'm not you toy. Já ouvi várias vezes hoje!
Obrigada pela dica..você sempre me surpreende!
Beijos,

Gabi (sua eterna estagiária favorita).

Pedal Musical disse...

Também gostei bastante do duo.

Aline Oliveira disse...

Tinha me esquecido como é ler o texto de Rosualdo: a gente começa e, como se estivesse numa conversa daquelas numa mesa de bar, esquece do tempo e não quer mais parar. Adoro!

Rosualdo Rodrigues disse...

Então use e abuse, Gaby. Esta música realmente é pra botar botar no repeat. Thanx Ronnie. Aline Maria!! Q bom ter vc por aqui!

Anônimo disse...

gosto mais quando você fala de MPB

Unknown disse...

Maio de 2010 - "o mês em que eu não conseguia parar de ouvir La Roux"! abs