quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GASTRONOMIX // Os asiáticos de Berlim – parte 2

Ao longo das próximas semanas, vou mesclando posts sobre a gastronomia de Berlim com outras informações nacionais bacanas de comidas e bebidas para não deixá-los enfadados. Como prometi, segue a segunda parte do passeio gastronômico aos asiáticos da capital alemã.

Quero deixar registrado o quanto os alemães são gentis, atenciosos e educados. É impressionante: basta você abrir o mapa para se achar que lá vem um berlinense ter ajudar. Em restaurantes onde não há cardápio em inglês, por sorte ou hábitos deles, o garçom traduzia pacientemente os pratos para o inglês. Realmente, a cidade me surpreendeu nesse ponto. Vamos ao que interessa. Mais dois asiáticos e aguardem mais Berlim, pois tem visitas a restaurantes italiano, espanhol, cafés, contemporâneos, alemães...


GOOD MORNING VIETNAN

Dos quatro asiáticos experimentados, esse foi o melhor pela comida. O ambiente é moderninho, mas o clima no dia não estava tão animado assim. O atendimento deixou um pouco a desejar também. Mas vale pela comida e pela boa música: um jazz calmo e harmônico ao fundo para uma boa conversa e para degustar um belo pato.

Os asiáticos sempre puxam para a decoração vermelha com um pouco de dourado. Nas paredes, fotos, em preto e branco, do filme Good Morning Vietnan, clássico filme de 1987 dirigido por Barry Levinson. Fomos de drinks, entrada e prato principal.

Lua Moi Gung (4,90 euros)
Vodka, gengibre fresco, lima, açúcar, xarope e soda

Chanh Vai (4,90)
Vodka, licor de lichia, néctar de goiaba, suco de limão e capim limão

Exotic salad (3,80 euros)
Noodles transparente, papaia, amendoim, camarões,
menta vietnamita fresca e molho picante


Nem Ha Long (2,80 euros) - Camarões e siri em rolos

Vit Cuu Long Delta (7,5 euros)
Pato crocante com vegetais, manjericão tailandês,
leite de coco, arroz e pimenta

PAGODE

Depois de garimpar algumas reportagens de Berlim, cheguei ao Pagode. Do lado de fora, ele parece bem brasileiro pelas cores verde e amarelo e pelo nome. E também por conta da confusão de pessoas.

O restaurante é pequeno, até você descobrir que existe uma escada que te leva a uma sala maior para comer com calma. Na parte de cima, há mesas menores, altas e próximas uma das outras.

O esquema é meio self service. Você escolhe o que quer no cardápio, paga e espera seu número ser chamado em meio a várias senhorinhas asiáticas que não falam inglês. Vale a mímica. Se você for bom de Imagem e Ação vai se dar bem ao pedir os pratos. Mas tudo sem desespero. A comida é mediana. Em frente ao Pagode, tem o café Barcomi´s, que falarei em outro post. É almoçar e cruzar a rua para a sobremesa. Pra mim, esse foi o mais fraquinho dos asiáticos.

Gra Praws Gung (8,60) – camarões com pimenta,
alho, bambu, manjericão tailandês, shoyu e arroz


Good Morning Vietnan
Alte Schönhauserstrasse
Mitte - Berlim (Alemanha)
Telefone: 030 88 29 73
Site:
www.good-morning-vietnam.de

Pagode Thai Kitchen Gastronomie
Bergmannstrasse 88
Kreusberg – Berlim (Alemanha)
Telefone: 30 691 26 40
Site:
http://pagode.berlinasia.de/

2 comentários:

jwl disse...

Blz Rodrigo,
Quanta novidade!!! Eu não conheço Berlim... mas como sempre suas dicas são sempre valiosas!!! É de dar água na boca.
abraços
Will

Rodrigo Caetano disse...

Oi Will,
Berlim foi uma boa surpresa. Estava com vontade de conhecer, mas não era prioridade. Hoje, não vejo a hora de voltar lá.
Abs
Rodrigo Caetano