terça-feira, 13 de outubro de 2009

GASTRONOMIX // Os asiáticos de Berlim

Vou começar essa viagem gastronômica pelos restaurantes asiáticos de Berlim. São muitos, muitos mesmos e de boa qualidade. Acho que só não barra Bruxelas, onde existem ruas inteiras com comida vietnamita, chinesa, japonesa, cambojana e tailandesa. Na capital alemã, fui a quatro asiáticos. Para não ficar cansativo, vou dividir em dois posts. Na quinta, mais dois restaurantes de olhos puxados.

PAN ASIA

O restaurante fica no Mitte, próximo a galeria Hackesche Höfe - onde você encontra desde roupas, salão de beleza até objetos de decoração. Há um quadro negro sinalizando o menu do dia. Você tem de caminhar um pouquinho para entrar. O local é amplo. Há mesas coletivas e individuais. Na decoração, predomina a cor vermelha e tem dois grandes painéis em duas paredes.

A grande cozinha fica “escondida” atrás de um tapume de vidro adesivado. O resultado é bem interessante. O público é jovem e composto pela maioria de turistas. A música ao fundo é um convite para boa refeição. Eu e Daniel fomos do menu da casa que, no dia, custou 7,5 euros com prato principal e sobremesa. Veja só:

Ice tea de capim santo e lichia

Tagliatelli com cubos de atum picante

Sopa de iogurte natural com abacaxi, raspas de limão e hortelã

Há cardápio em inglês. Mas, por curiosidade, tirei uma foto do da versão em alemão. Fácil, fácil de entender, né?

MONSIEUR VUONG
É um lugar muito cool. Frequentado por jovens descolados. Até porque a cozinha é bem acessível financeiramente. O cardápio muda a cada dois dias. As novidades pipocam assim como as cores do ambiente: vermelho e laranja contrastam com um aquário mais ao fundo do restaurante.

Há mesas na calçada e um balcão que faz uma curva. Você pode aguardar enquanto não vaga uma mesa. A rotatividade é alta, o atendimento; rápido e a comida; saborosa. Para os berlinenses, é uma espécie de boteco vietnamita. A trilha sonora agrada aos ouvidos mais atentos.

Pedimos as porções e dividimos tudo por dois:

5 rolos com camarão e molho de limão apimentado com cebolina

Frango com curry (7,40)
Arroz, cenoura, broto de feijão, alface, repolho roxo, salsão,
manjericão tailandês (gosto de erva doce), coentro

Noodles com peixe (7,40)
Salsão, amendoim, broto de feijão, alface, shoyu, coentro

Pan Asia
Rosenthaler Strasse, 38
Mitte – Berlim (Alemanha)
Telefone: 030 27 90 88 11
Site:
www.panasia.de

Monsieur Voung
Alte Schönhauserstrasse 46
Mitte - Berlim (Alemanha)
Telefone: 030 99 29 69 24
Site:
www.monsieurvuong.de

Nenhum comentário: