sábado, 18 de julho de 2009

GASTRONOMIX // A cozinha do chef Laurent Suadeau


O Oscar, restaurante perto da moradia do Lula em Brasília, tem o privilégio de ter como chef o francês Laurent Suadeau. Ele assinou o cardápio e deixou um de seus pupilos tocando a cozinha. Mora em São Paulo e é casado com uma brasileira. Vem à cidade de tempos em tempos. Esteve no início de julho na capital quando preparou jantares em homenagem ao Ano da França no Brasil. Fui conferir de perto.

Conversamos um pouco quase no fim do jantar, que tive o prazer de comer. Laurent é simples e mantém a postura humilde até hoje. Até poderia ser um pouco arrogante, já que foi discípulo de, nada mais nada menos, Paul Bocuse – um dos criadores da nouvelle cusine. Trabalhou na casa dele que o enviou ao Brasil para ser chef assistente no Le Saint Honoré, restaurante da rede Méridien, no Rio de Janeiro. Parte dessa conversa será revelada, em breve, em uma nova coluna que o Gastronomix está preparando para vocês.

Por enquanto, se deliciem com o menu especial preparado pelo chef Laurent no Oscar. O jantar foi embalado pelo sedoso vinho Mapema (Mendoza, Argetina – R$ 76,00). O menu com três cursos sai por R$ 98,00. Pode até parecer caro, mas vale a pena por tudo que o restaurante oferece. Poucos oferecem a apresentação da mesa como lá: prato de vidro, suplat de prata e prato branco com detalhes prateados. Copos e talheres de primeira. Uma marca de Adriana Teixeira, dona do Adriana Buffet.

Creme de couve flor com azeite de urucum

Salada Gourmande Oscar

Vol au Vent de champignon silvestre “perigourdine”

Camarões grelhados provençale

Amandine, figos frescos confit no vinho de especiarias

Torta fine quente de maçã caramelizada

Petit four

Oscar
Brasília Palace Hotel
SHTN trecho 1 conjunto 1 parte A
Entre o Lake Side e o antigo Blue Tree
Telefone: (61) 3306 9060

Um comentário:

jwl disse...

Rodrigo,
Blz, vamos aguadar a continuação da nossa história...mas enquanto isso, meu levei um susto quando entrei hoje só tem matéria BOA e esse chefs nota 10??? Rodrigo, valeu mesmo!!!!Laurent Suadeau meudeusopapa!!! Você já leu o livro dele "Cartas à Um Jovem Chef"? gostei muito.
abraços
will