quarta-feira, 1 de julho de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Qual é a sua viagem?

Por Rosualdo Rodrigues

Viver é muito bom, mas, vamos combinar: tem hora que é difícil... E para tornar menos penosa a viagem nessa estrada ora “um tapete”, ora esburacada, cada um acaba arranjando seu escape. Há quem vá à igreja, há quem prefira ir às compras; há quem se ligue no futebol, há quem gaste o tempo planejando viagens; há quem queira estar sempre apaixonado, há uns que têm mania de mentir (e acreditam no que inventam); há quem se afogue no álcool e há quem vague na fumaça da marijuana... Minhas drogas são duas: música e cinema. E a viagem é potencializada quando se misturam uma e outra.

Até hoje sinto o eco da viagem de ter assistido a Os embalos de sábado à noite (vez em quando repito a dose, vendo em DVD, e me arrepio com a cena em que Travolta dança Night fever), Perdidos na noite (não é musical, mas não tem como separar as imagens do filme da música Everybody’s talkin), O fundo do coração (aquele de que falei uma vez, com trilha de Tom Waits, que, aliás, acaba de sair em DVD). E mais recentemente Mamma mia, história bobinha mas que, embalada pela música do Abba, nos faz sair felizes do cinema. Vixe! São tantos....

Tem também aquelas ocasiões em que no meio do filme toca uma música que você conhece e não esperava ouvi-la. A cena fica mais emocionante. Como no francês Instituto de Beleza Vênus, em que se ouve Manhã de carnaval na voz de Maysa numa cena triiiiste. Ou em A vida secreta das palavras, em que toca Hope there’s someone, de Anthony and the Johnsons…. Ou no início de O céu de Suely, quando Diana canta Tudo que eu tenho (bem nessa cena da foto). Ou Fale com ela, em que de repente se ouve Por toda minha vida na voz de Elis Regina. E tem Hong Kong Garden, de Siouxsie and the Banshees, em Maria Antonieta; Everytime we say goodbye, com Annie Lennox, em Eduardo II...

Há um terceiro tipo de viagem, quando ouvimos a música pela primeira vez no filme e não conseguimos mais esquecer. Mas, para não me estender em exemplos, deixo que vocês procurem na própria memória as emoções sentidas dessa mistura cinema + música. Aposto que há pelo menos uma….

Dez músicas que conheci no cinema:

1 ) L’amitie, com Françoise Hardy, em As invasões bárbaras
2 ) Blonde, com Guesh Patti, em O livro de Cabeceira
3 ) Burn it blue, com Caetano Veloso e Lila Dows, em Frida
4 ) Sleep, com Marianne Faithfull, em Irmãos
5 ) Time stood still, com Madonna, em Sobrou pra você
6 ) There is an end, com The Greenhornes Feat. Holly Goolightly, em Flores partidas
7 ) Cosmic dancer, com T-Rex, em Billy Elliot
8 ) Crying games, com Boy George, em Traídos pelo desejo
9 ) At last, com Etta James, em Rain man
10 ) How it ends, com deVotchka, em Pequena Miss Sunshine

6 comentários:

Anônimo disse...

Agora viajei no tempo, que maravilha, otimo comentario

Daniel disse...

À sua dupla de escapes acrescento a TV. Mais especificamente sitcoms e séries dramáticas da TV fechada. Grey's Anatomy, Private Practice e Brothers & Sisters são exemplos de séries com trilhas sonoras espetaculares, em que a música casa muito bem com a imagem. São incontáveis as bandas independentes que conheci assistindo à Grey's Anatomy: Razorlight, The Ting Tings, Ben Lee, Sia, Jem e por aí vai...

Geisa disse...

Gente, adoro listas!
Aí vai a minha com 10 músicas que conheci no cinema:
1-In the Deep, com Bird York, em Crash
2-Cold air, com Natalie Imbruglia, em E sua mãe também
3-One, com Aimee Mann, em Magnólia
4-You must Love me, com Madonna, em Evita
5-Trip on love, com Abra Moore, em Cruel Intentions
6-Sea of love, com Cat Powers, em Juno
7-La même histoire, com Feist, em Paris, Je t’aime
8-I’m looking thru you, com The Wallflowers, em I am Sam
9-Girl, you’ll be a woman, com Urge Overkill, em Pulp Fiction
10-The killing moon, com Echo & the Bunnymen, em Donnie Darko

William disse...

Se não me engano foi Grey's Anatomy que inventou a moda de colocar um Music Guide na Home Page oficial da série. Isso é fantástico!

Rosualdo Rodrigues disse...

Geisa, vc adora listas e sabe fazê-las. Tem sempre coisas ótimas. "Sea of love" com Cat Power é d+. A versão original, com The Honeydrippers, tb conheci em um filme, "Vítimas de uma paixão", com Robert de Niro, em que tb toca uma versão com Tom Waits.

Melinha disse...

Rosualdo, você tem razão, acho que a maioria das pessoas tem mesmo uma música que marcou em alguma filme, eu pelo menos nunca esqueci (como é mesmo que escreve?)Dio come te amo( sem lá se é assim)mas essa nunca esqueci faz tanto tempo que até esqueci como se escreve e Ghost, foram os que mais me marcaram.