quinta-feira, 21 de maio de 2009

GASTRONOMIX // Sidra e setas na Casa Zabala


GIJÓN (Espanha) - Na quarta, tirei o dia para passear pela cidade. Andei... Andei... e andei. Monumentos, praias e ruas. Escolhi um lugar bem legal para almoçar. A Casa Zabala faz parte de uma lista gastronômica estrelada por aqui. O interessante é que, no local, havia um hospital, demolido em 1837. O restaurante surgiu 86 anos depois, em 1923, mas algumas partes da estrutura foram mantidas, como as paredes de pedra.

O ambiente é tradicional. Mesas em volta do bar, gravuras de arte na parede, móveis antigos e mesa moderna, assim como a cozinha. Estava louco para experimentar a famosa sidra, como já disse, uma bebida muito tradicional na cidade, à base de maçã. É só andar por Gijón que você verá muitas Sidrerias.

Pedi e bebi. O sabor é um pouco amargo. Não sei se digo isso em função de uma longínqua memória gustativa da nossa brasileira Sidra Cereser, que é bem docinha. Calmaaaaaa... foi apenas uma recordação da adolescência. O gosto da sidra espanhola lembra lá no fundo à maçã, mas, se não soubesse, não diria. Mesmo assim, gostei.

Sidra (2,80 euros)

Peixe com risoto de setas. Traduzindo: cogumelos selvagens (24 euros).

Vale ressaltar que o arroz não era específico para risoto. Acho isso uma sacanagem

Espuma de arroz com leite, sorvete de caramelo e gelatina de canela (5,50 euros)

Casa Zabala
Vizconde de Campo Grande 2 (Cimadevilla)
Gijón – Espanha
Telefone: 985 341 731
Site:
http://www.casazabala.com

Nenhum comentário: