domingo, 12 de abril de 2009

GASTRONOMIX // E ele ainda cozinhava...


Foto/Divulgação: Imagens da peça A Insólita Cozinha de Leonardo da Vinci

Pintor, escultor, cientista, arquiteto, engenheiro, garçom e chef. É isso mesmo: garçom e chef. Em Florença, região natal de Leonardo da Vinci, o mestre do Renascimento trabalhou como garçom numa taberna chamada Os Três Caracóis, ao mesmo tempo em que estudava na oficina da artista Andrea Del Verrocchio. Mais tarde, Da Vinci se associou ao amigo Sandro Botticelli, que tinha aulas no mesmo atelier, e assim, eles abriram um restaurante de nome Taberna das Três Rãs de Sandro e Leonardo.

A paixão de Da Vinci pela gastronomia e suas supostas receitas de pratos exóticos serão o mote da peça A Insólita Cozinha de Leonardo da Vinci, que será apresentada em Brasília, no Teatro da Caixa, nos dias 17, 18 e 19 de abril. A peça é encenada pelo Teatro Del Contrajuego, uma das mais importantes companhias da Venezuela. O espetáculo, apresentado em português, foi eleito pelo jornal O Globo como um dos dez melhores de 2007 e elogiado pela crítica Bárbara Heliodora.

A Insólita Cozinha de Leonardo da Vinci tem texto e interpretação Ricardo Nortier. A peça conta a história do inventor italiano e de sua grande paixão pela gastronomia. A ação dramática gira em torno de Francesco Melzi, discípulo do pintor, que acaba de chegar do enterro do mestre trazendo consigo uma herança: os apontamentos de uma cozinha ideal e a misteriosa e inseparável arca de Leonardo. Melzi conta de forma bem humorada as tentativas de Da Vinci de pôr em prática seus fabulosos eventos e suas receitas nada comuns.

O livro Os Cadernos da Cozinha por Leonardo da Vinci - lançado no Brasil pela editora Record – foi o ponto de partida para o autor escrever a peça, além de anotações sobre culinária atribuídas a Da Vinci. No espetáculo, são apresentados utensílios de cozinha que foram, comprovadamente, inventados por ele.

A Insólita Cozinha de Leonardo da Vinci
Data: 17, 18 e 19 de abril de 2009
Horário: sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h
Local: Teatro da CAIXA - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Bilheteria: (61) 3206 6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e empregados da CAIXA).

Nenhum comentário: