terça-feira, 7 de abril de 2009

GASTRONOMIX // Ceviche, rápido e gostoso


Foto de um ceviche original, peruano, servido com milho cozido

Alguns países da América Latina disputam a paternidade do ceviche. No fundo, cada um deles tem sua receita. Mas pesquisando, a origem do prato mais próxima é no Peru. Não à toa, a culinária peruana está em alta.

A riqueza das comidas do Peru salta aos olhos de quem aprecia o bom paladar. Na cozinha, há uma mistura de temperos nacionais e outros ingredientes, devido a várias influências como a herança inca, os sabores africanos picantes trazidos pelos escravos e os temperos asiáticos dos chineses e japoneses, que ajudaram na construção da agricultura do país. Tudo isso vai para uma mesma panela. E aí, é só se deliciar.

Na minha casa, quis dar vazão a essa onda peruana e resolvi fazer uma versão de ceviche, um prato frio à base de peixe cru temperado com ingredientes específicos, todos misturados com caldo de suco de limões. O preparo é rápido. Pode ser feito na hora ou preparado de véspera. Quando for servir, use taças de martinis, potinhos ou pequenos pratos. É ótimo de entrada.

Ingredientes
Ceviche

- 200g de peixe branco picado
- 200g de salmão
- 100g de azeitona preta sem caroço
- 1 cebola roxa média picada em cubos bem pequenos
- 10 hastes de coentro (a gosto)
- 5 hastes de cebolinha (a gosto)
- 2 dentes de alho picados
- 2 pimentas dedo de moça
- 3 a 4 limões

Vinagrete de Maracujá
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 1/2 xícara de chá de polpa de maracujá
- 1 xícara de chá de mel
- 1/2 xícara de chá de azeite
- pitada de sal

Rendimento: 4 porções

Preparo
Ceviche

Corte os peixes em cubos de 3 cm de lado. Reserve. Num refratário, coloque a cebola picada, azeitona preta, o coentro e a cebolinha picados, o alho, as pimentas dedo de moça também bem miudinhas e o suco de três a quatro limões. Misture bem. O suco de limão “cozinha” um pouco o peixe cru e os outros ingredientes vão se encaixando nesse sabor.

Vinagrete de Maracujá
Misture numa tijela pequena mostarda, polpa de maracujá, mel, azeite e
pitada de sal. Reserve.

Montagem

Pegue prato pequeno, taça de Martini ou um prato chapéu, coloque uma porção de ceviche e em volta ou por cima, junte um pouco do vinagrete de maracujá. Dá um toque especial.
Simples, chique e fácil, né?

Dois pontos:
(1) Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a gastronomia peruana é só clicar aqui

(2) Em breve (fim de abril), em Brasília, será aberto o El Paso Latino, Ceviches & Latin Food. O dono do El Passo Texas, o peruano David Lechtig está investindo na ampliação do cardápio. Leia mais na matéria do site Quero Comer.

7 comentários:

Anônimo disse...

Experimentei nos EUA uma versão de ceviche com atum, robalo e salmão. Delicioso!

Alice disse...

Hum... Essa mistura de sabores me parece irresistível!

Liz disse...

O ceviche original peruano não leva cebolinha, nem aceitonas, nem é feito com salmão. Mas acho que devemos experimentar.

Carlos disse...

A gastronomia moderna não simplemente reproduz as receitas originais. Ao contrário, leva sempre um toque inovador e criativo do chef. Adorei essa receita de ceviche.

Chácara de Veraneio e Pesca - Araguaia/Crixás disse...

Adorei a receita, obrigado pelas dicas inovadoras...
Abraço
Samuel Bräuer

Anônimo disse...

Obrigada Rodriguinho. Mas, por quanto tempo o peixe fica marinando no limao? Parece que sao horas e horas, nao eh? Outra coisa, por aqui nao existe polpa de Maracuja...vou tentar com a fruta mesmo ou com manga. Beijo e obrigada mais uma vez.

Anônimo disse...

Obrigada Rodriguinho. Mas, por quanto tempo o peixe fica marinando no limao? Parece que sao horas e horas, nao eh? Outra coisa, por aqui nao existe polpa de Maracuja...vou tentar com a fruta mesmo ou com manga. Beijo e obrigada mais uma vez, Gisele Dutra.