segunda-feira, 6 de abril de 2009

EU RECOMENDO // Frutos do mar em Barcelona


Por Pedro Landim (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Frutos do mar vivos, criaturas frescas do Mediterrâneo a preço de fast food, a poucos metros da Sagrada Familia, o monumento fantástico de Gaudí em Barcelona. Foi um achado imperdível numa cidade que me hipnotiza. A'marisquería' La Paradeta é um misto de peixaria e restaurante 'bandejão', onde o cliente escolhe no gelo o que deseja comer - muitos dos moluscos e crustáceos estão vivos e se mexendo -, pesa na balança e aguarda o chamado.

Não há cardápio e tudo é feito conforme a tradição da casa. Os bichos marítmos são grelhados, fritos, salteados, com molhos de tomate ou azeite, alho e ervas, dependendo da escolha. Come-se com fartura, bebe-se vinho e, no final, a conta fica ali pelos 15 euros.

O ambiente é simples, lembra o de uma lanchonete. Há pessoas de todos os tipos e idades, famílias comendo com as mãos e chupando os 'ossos' de caranguejos e lagostins como se fossem galetos.

Quer dizer, o programa é completo: após explorar a Sagrada Familia e subira escada infinita que leva à torre, vai bater aquela conhecida fome deviagem. Pergunte na praça pelo restaurante. Fica ali pertinho, numa rua estreita e escondida chamada Calle Comercial. E prepare-se para uma encantadora viagem ao fundo do mar.”
La Paradeta
Passatge Simó 18, 08013
Sagrada Família - Barcelona (Espanha)
Telefone: 93 450 01 91
Site:
www.laparadeta.com

(*)Repórter de cultura e gastronomia do jornal carioca O DIA, Pedro Landim adora cozinhar, comer e falar sobre comida. No jornal, assina a coluna Boca no Mundo, publicada às terças-feiras no Guia O DIA - Michelin de Viagem. Na internet, conta suas aventuras culinárias no blog http://odia.terra.com.br/blog/bocanomundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

q loko meu. barcelona já é q é e coma opção dessas então.

Jorge disse...

Já anotei o endereço. Vou lá conferir!