terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

GRÃO DO DIA // 30 curiosidades sobre o café

Alex Melo
Colunista de Café do Gastronomix

1- O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo. A água fica com a 1ª posição.

2- Nome científico: Coffea Arabica.

3- O café é o 2º elemento mais comercializado do mundo, perdendo para o petróleo.

4- Seu cultivo ocorre em países quentes dos continentes América, Ásia e África.

5- A origem do nome 'Café' gera algumas divergências: alguns historiadores acreditam que tenha surgido de 'Kaffa', suposto local de origem da planta, outros acham que o termo provém da palavra árabe 'Qahwa' que significa vinho.
6- O café foi descoberto na Etiópia por volta de 850 d.C., porém não foi reconhecido até que se espalhou para a cidade de Moca, no Iêmen, e se tornou firmemente estabelecida como uma bebida popular.

7- Nessa época, muitos viam o café como um tônico ou droga para o cérebro, que servia como uma forma de estimular visões religiosas.

8- Os árabes foram os primeiros a cultivar plantas de café na Península Arábica. Eles tipicamente torravam os grãos e depois ferviam, fazendo a bebida chamada qahwa (citada no item 3).

9- Os etíopes se alimentavam de sua polpa doce, por/ vezes macerada, ou misturada em banha, para refeição. Seu suco também poderia ser fermentado para ser transformado em bebida alcoólica.

10- Chegou a ser proibido em Meca pelo sultão Murad III (1574-1595) que o considerou 'bebida do diabo'. A igreja católica também o demonizou por ser oriundo do lado pagão do mundo, o Oriente.
11- Foi santificado pelo papa Clemente VIII que propôs batizar a bebida para torná-la cristã! Rs. Pode isso?!

12- As primeiras mudas da Europa foram conquistadas pela Holanda em 1616.

13- Um belga chamado George Washington inventou o café instantâneo em 1906, na Guatemala.

14- Os turcos chamam seus cafés de 'escolas para sábios'.

15- O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divórcio caso os maridos não provessem a casa de uma cota específica de café.

16- O café no Brasil era servido com bolos de fubá, broinhas, polvilho ou bolinhos de tapiocas.

17- Desde sua origem, no Oriente, sempre existiram casas especializadas em servir a bebida.

18- O termo 'café com leite' assumiu importância entre os historiadores para definir um acordo político secreto em vigor durante o período do Brasil Oligárquico – 1894 e 1930 – quando as elites  produtoras de café paulista e leite mineiro controlavam as eleições dos presidentes civis.
19- Desde sua origem o café sempre esteve associado a requinte, urbanização e intelectualidade.

20- Alguns historiadores apontam que o café atrasou a industrialização no Brasil. Embora outros digam que o rendimento e capital adquirido com o café foi primordial para impulsionar nossa industrialização.

21- Com mais de quatro bilhões de cafeeiros, o Brasil é o maior produtor mundial de café.

22- Vietnã, Indonésia, Colômbia e Índia completam os 5 principais países produtores de café.

23- Os cafezais são cultivados em mais de 70 países, principalmente na África, Sul da Ásia, Sudeste Asiático e América Latina.

24- Estudos mostram que homens que bebem seis ou mais xícaras de café diariamente diminuem seu risco de desenvolver câncer de próstata em 20%.

25- Estudos mostram que beber café reduz o risco da doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, doenças cardiovasculares, Diabetes Tipo 2, Cirrose e Gota.
26- Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares a Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e a Arábica, dona de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.

27- Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.

28- Baristas são os profissionais especializados na preparação de café de alta qualidade. Também trabalham criando novas bebidas baseadas em café.

29- A palavra 'cappuccino' surgiu no século XVI estando associado a Ordem dos Capuchinhos, reconhecidos por seus capuzes ou cappuccinos (em italiano).

30-  Cafemancia é uma técnica usada para descobrir o futuro através da borra do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário