terça-feira, 13 de março de 2018

GRÃO DO DIA // 12 passos para o preparo de café com filtro de papel


Alex Melo
Colunista de Café do Gastronomix 

Para quem ainda não se arriscou e pretende começar embora não saiba o que vem primeiro, confira essa matéria e saia daqui pronto para preparar o seu primeiro cafezinho coado!
Tudo pronto?! Vamos começar

Iremos começar o post com a seguinte dica: Utilize cafés com moagem média ou fina (confira ao final do post uma explicação que preparamos sobre os diferentes tipos de moagem! Bastante útil!)

PASSO A PASSO

1. O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros (Melitta: tamanhos pequeno 102 e grande 103, e Hario v60: tamanhos grande 2 e pequeno 1).

2. Dobre sempre o filtro de papel nas ranhuras para que ele se encaixe perfeitamente nas paredes do porta-filtro.

3. Atenção para mais uma Dica Útil: Caso você só possua o filtro de papel tradicional Melitta (conforme figura acima), e precise preparar seu café utilizando o método de coado com o Hario V60, dobre o filtro em uma das extremidades de forma a transformá-lo em um triângulo. Voilà!

4. Para a quantidade de pó, utilize uma medida padrão. Conforme já comentamos no post Dicas para um Bom Preparo de Café, recomenda-se 80g a 100g de pó para um litro de bebida (5 a 6 colheres de sopa). Essa é a medida padrão, mas fica meio que a seu critério de gosto e intensidade de sabor. Quanto mais pó, mais forte o sabor do seu café!

5. Antes de adicionar o pó no filtro de papel, aqui mais uma dica bacana: molhe levemente o papel despejando apenas um pouco da água já fervida, mas bem pouco. Essa medida tira mais do 'sabor' do papel, preparando seu filtro para receber o pó de café na sequencia.

6. Coloque o pó no filtro. Não aperte, nem compacte a camada de café.

7. A água não deve ferver (temperatura média 90ºC). Sem borbulhar, para não perder na quantidade.
8. Caso prefira obter um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café, mas não deixe borbulhar sua água..

9. Ao despejar a água quente, é importante umedecer todo o pó, começando das extremidades até o centro (em espiral) de forma constante, sem mexer com a colher. Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café.

10. Não exceda de 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não cause perdas das propriedades de seu café.

11. Após terminada a filtragem, jogue fora o filtro e o pó de café utilizados. Jamais passe novamente a água quente pelo filtro e café esgotado no processo.

12. Sirva seu café coado na sua xícara preferida!
FILTRO DE PAPEL CURIOSIDADE NÚMERO 1
O filtro de papel foi inventado em 1908, pela dona de casa Melitta Bentz, em Dresden, na Alemanha.

FILTRO DE PAPEL CURIOSIDADE NÚMERO 2
O café passado na hora no filtro de papel retêm até 80% das substâncias gordurosas presentes nos grãos. Este procedimento simples, ajuda no combate ao colesterol. Diferente do coador de pano, o qual deixa o cafezinho encorpado, porém oleoso.

DICA PRÁTICA NA HORA DE ESCOLHER A MOAGEM
Grossa: utilizada nas cafeteiras Francesa (French Press) e Aeropress.
Média: para o café espresso ou bialetti. Já que o café é extraído sob pressão, é necessário que a moagem seja um pouco mais grossa que a fina.
Fina: para o café com filtro (garrafa térmica ou cafeteira elétrica).
Pulverizada: para o café turco, devido ao pó ser adicionado e mexido na água.

Grão Do Dia - um pouco de café - um pouco de cor para o seu dia -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário