segunda-feira, 8 de março de 2010

EU RECOMENDO // Arcadas da Capela em Coimbra


Por Mari Campos (*)
Convidada especial do Gastronomix


“Não sou crítica de gastronomia, longe de mim. Mas sei comer bem e posso dizer que já tive o prazer de fazer refeições absolutamente memoráveis em restaurantes como o Azul (do Mandarin Oriental, Miami), o El Bistro (do Faena), o Casa Cruz, o Fouquet’s...

Desfrutar o ambiente, comer primeiro com os olhos, sentir todos os aromas do prato, levar à boca a primeira garfada tranquilamente... cada refeição num restaurante especial segue praticamente um ritual pra mim. E acho ainda mais louvável quando um restaurante especial consegue servir refeições de primeiríssima linha com preços mais que convidativos.

Assim foi minha experiência no restaurante Arcadas da Capela, que fica no hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra, Portugal. Dia de chuva e frio, outono europeu no ano passado; desculpa mais que perfeita para me abrigar num restaurante aconchegante, com tradição em boa comida. Afinal, o Arcadas da Capela opera sob a bandeira da Relais&Chateaux.

Se à noite o restaurante lota, com suas românticas mesas à luz de velas, para o almoço o restaurante é o spot perfeito para quem busca tranquilidade, em suas mesas com vista para o jardim – e o melhor de tudo: menu igualmente cuidadoso a apenas 19 euros. Sim: 19 euros por entrada, prato principal e sobremesa.

Há também inúmeras opções a la carte. Mas o menu do chef, com 6 opções de entrada, 6 de prato princiipal e 4 de sobremesa – foi obviamente o que me interessou. A carta de vinhos é de impressionar: um livro pesado e imenso, com centenas de vinhos portugueses e também vários outros internacionais, das mais diversas casas, uvas e safras.

Dizem que o Chef Albano Lourenço cuida mesmo de cada detalhe na cozinha e adora utilizar os produtos tradicionais dessa região portuguesa em seus pratos, assim como também inclui ervas e legumes produzidos biologicamente ali mesmo, nas dependências do hotel. Logo que eu fiz o pedido, me trouxeram um couvert simples, mas acompanhado de um “abre-apetite”, como disse a garçonete, de vitela que estava perfeito. De entrada, pedi o risoto de brócolis, que me pareceu saboroso, mas sem sal. Já o salmão com manteiga de ervas estava perfeito, assim como a irretocável sobremesa-chefe da casa: leite-creme com molho de frutas vermelhas. Divina.

O que faltou? Uma boa música ambiente, pra combinar com a decoração aconchegante e com o dia chuvoso lá fora. Mas taí a prova de que a alta gastronomia – premiada com estrela no Michelin, inclusive – pode, sim, ter momentos low cost. E igualmente memoráveis”.

Arcadas da Capela
Quinta das Lagrimas, Coimbra, Portugal
Telefone: 239 802380
Site:
www.arcadasdacapela.gastronomias.com/

(*) Mari Campos é jornalista e colabora para algumas das principais revistas brasileiras escrevendo sobre viagens e turismo. Blogueira e tuiteira viciada, já publicou também o “Pequeno Livro de Viagem”, pela Editora Verus. Mari está no twitter: @maricampos e escreve em dois espaços virtuais:
www.pelo-mundo.blogspot.com e www.viajeaqui.abril.com.br/blog/saia-pelo-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário