sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DRINK_ME // Limoncello, a cachaça italiana


Por Juliana Raimo


O livro Bebendo Estrelas, de Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert, fala dos drinks que ficaram famosos no cinema e sugere deliciosos petiscos para acompanhá-los. Na página 77 do livro, me deparei com uma receita da Nonna Rosa, avó do chef Giuseppe Gerundino, que me fez lembrar o ano de 2000 quando morei na belíssima Itália.

O Limoncello para os Italianos é como a cachaça para os brasileiros. Quando saíamos para jantar fora, antes do café, era de praxe tomar um shot deste licor e todos tinham uma garrafa de limoncello no freezer de casa também. Aqui no Brasil, este costume é pouco explorado, apesar de termos uma enorme população descendente de italianos. Mas acredito que nos restaurantes mais tradicionais este costume é resgatado. No livro, a referência de filme que retrata este clima é Sob o sol da Toscana com a atriz Diane Lane.

O preparo do limoncello é um pouco extenso, mas depois de fazer um litro é só colocar no freezer e se deliciar ao longo do mês todo. Vamos a receita da Nonna Rosa:

Ingredientes
(para 1l de Limoncello)
- 18 limões sicilianos de tamanho médio
- 1 litro de álcool de cereais de 92/98 graus
- 13 grãos de café (segundo a nonna, potencializa o sabor do limão)
- 800g de açúcar
- 2 litros de água

Preparo
Descasque cuidadosamente os limões para obter somente a parte amarela (o branco do limão é o amargo). Coloque as cascas em infusão no álcool em um frasco de vidro com tampa. Acrescente os 13 grãos de café e deixe descansar por 40 dias em lugar escuro e fresco, agitando o recipiente de vez em quando. Passado este tempo, coe a infusão e reserve. Faça uma calda com o açúcar e a água. Espere esfriar, misture com a infusão reservada e deixe repousar por mais 15 dias. Coe novamente e sirva gelado num copo shot.

- Dica 1: Para os que tiverem muita preguiça de preparar este licor e não tiverem paciência de esperar 55 dias, sugiro em São Paulo, fazer uma degustação no restaurante Arturito, da chef Paola Carosella. Ela prepara um limoncello caseiro espetacular.

- Dica 2: Ótima opção para dar de natal para os amigos. Comprem as garrafinhas e dêem um presente personalizado (vejam ref. acima). Mas comecem já!

Fonte: Livro Bebendo Estrelas, histórias e receitas, de Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert
Editora Melhoramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário