quinta-feira, 5 de novembro de 2015

POR AÍ // Viva Veneza em grande estilo

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

O mundo está tão globalizado que não só os costumes como os produtos deixaram de ser exclusivos de um único país. Pode se encontrar de tudo em todos os lugares. Restaurantes passaram a ser cadeias em vários lugares do mundo. Não precisa mais viajar para Londres para experimentar a comida de Jamie Oliver ou para NY para conhecer o império do Eataly. Porém, poucos lugares me fascinaram tanto quanto Veneza. É difícil encontrar um pouco daquela cidade em outros lugares do mundo. Para se estar em Veneza tem de estar realmente lá e vivenciar todas as suas belezas.
Depois de ter assistido ao filme O Turista, com Angelina Jolie e Johnny Depp, percebi uma Veneza ainda mais luxuosa, longe de todos os turistas que deixam a cidade completamente lotada. Eu sempre digo: sim, existe uma vida melhor, pena que ela é mais cara. Mas vale a pena se dar ao luxo uma vez na vida.
O Hotel escolhido foi o Hotel Mônaco & Grand Canal, incrivelmente bem localizado e com um interior majestoso. Vale cada euro gasto ali. Porém, o charme fica no terraço onde abriga o restaurante Grand Canal. Sentado ali admirando a paisagem enquanto esperava o meu prato no almoço, eu observava a Basílica della Salute, na ilha de San Giorgio e a ilha de Giudecca e a igreja do Redentor.

Em suma, este terraço um tanto animado e intimista, elegante e causal e romântico. É o lar de artistas, escritores, diretores e jornalistas. Este terraço do restaurante Grand Canal vive-se e alimenta-se da vida cultural de Veneza como o Carnaval, os fogos de artifício do Redentore, o Festival de cinema, a Regata Storica, as exposições no Palazzo Grassi, todos estes eventos são oportunidades de conhecer novos e velhos hábitos da cidade apreciando os sabores da culinária veneziana.
Ali, eu pude ser mimado e experimentar o prazer de novos sabores que não encontrei em nenhum outro lugar do mundo. Por isso, voltei várias vezes durante a viagem para comer novamente neste restaurante.
Particular atenção é focada nas delícias do mar e vegetais...

O frescor é fundamental na preparação dos pratos típicos da cozinha local, porém o prato que mais me marcou foi um bem simples, mas muito bem feito. Um spaghetti ao molho ao sugo. Seu ponto de cozimento estava perfeito “al dente”, massa fresca e com um molho incrivelmente elaborado com tomates locais cozidos por 8 horas. Um prato super simples mas memorável. Como um bom descendente de italiano sei que uma massa bem feita é a chave para o sucesso num restaurante, porém o contrário pode ser devastador. 

Grand Canal
San Marco, 1332

Veneza, Itália
Telefone: +39 041 520 0211
Site: http://www.hotelmonaco.it/en/grand-canal-restaurant/