sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DRINK_ME // Irish Coffee & Co

Por Juliana Raimo

Estes dias estive no aniversário de uma amiga, e descobri que ela e o marido, amantes de Irish Coffee, nunca encontraram em São Paulo um drink que considerassem à altura de alguns que degustaram pelas viagens afora.
Resolvi trazer para eles aqui a receita tradicional de Irish Coffee e de um drink que também agradará os amantes dessa bebida, só que servido frio.
O café escolhido fará toda a diferença, que seja um café de qualidade, e, é claro, o creme de leite batido fresco.
Ao final deste post, indicarei alguns locais em São Paulo, para se tomar um bom coquetel Irlandês.
Um pouco de história:
Em 1942, a pedido de um cliente, o chefe de salão Joe Sheridan, do bar do pequeno aeroporto Shannon, na cidade de Foynes, misturou uma dose de uísque irlandês com café preto bem quente. Mais para a frente, Joe aperfeiçoou seu coquetel acrescentando sobre o topo da bebida creme de leite fresco batido, tornando o coquetel mais suave e cremoso. Esta é a receita como conhecemos até os dias de hoje.
Irish Coffee (clássico)

Ingredientes:
- 40ml de whisky irlandês (ex: Jameson)
80ml de café quente
30ml de crème de leite fresco batido
1 colher de bar de açúcar
Modo de preparo:
- Montar em um copo similar ao da foto acima previamente aquecido. Misture o uísque, o café quente e o açúcar. Mexa bem. Coloque o creme de leite por cima, despejando-o sobre as costas de uma colher de bar (para cair lentamente). Sirva bem quente sem misturar os líquidos ao creme.
Obs: Algumas receitas mais contemporâneas substituem o acúcar pelo licor Baileys (10ml).
Um outro drink bacana, similar ao Irish mas servido frio, ou seja para os dias mais quentes, é o Alexander Coffee. Segue a receita para se aventurarem:
Alexander Coffee

Ingredientes:
- 40ml de Brandy (ex: Hennessy VSOP)
40ml de café (temperatura ambiente)
20ml de licor de cacau
20ml de creme de leite fresco batido
1 colher de bar de açúcar
3 grãos de café
Modo de preparo:
- Em uma coqueteleira, coloque três pedras de gelo, em seguida os ingredientes. Bata bem e sirva em taça martini previamente gelada. Decore com os grãos de café.Obs: Outra opção para a finalização do drinque: no lugar das raspas de café, coloque raspas de chocolate meio amargo.

- Locais para se beber um Irish Coffee em São Paulo:
(talvez este drink não esteja na carta da casa no momento, mas podem pedir para o barman indicado prepará-lo e dizer que foi recomendação da Juliana Raimo, rssss)


1 - Bar NumeroRua da Consolação,3585  Jardins, 11 3060-8361. Procure o barman Derivan2 - Bar Brasserie des ArtsRua Padre João Manuel,1231, Jardins, 11 3061-3356. Procure o barman Marcelo Serrano
3 - Rest SpotAl. Ministro Rocha Azevedo 72, Jardins, 11 3284 6131


Fontes:
- Portal dos coquetéis_barman Paulo Avelino Jacovos  _www.portaldoscoquetéis.com.br
- Manual Prático de bar, Mestre Derivan



Nenhum comentário: