sábado, 17 de agosto de 2013

ABOBRINHAS // São os animais...

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix

O vídeo de menos de 3 minutos fala por si. O menino Luiz Antônio, de 3 anos, recusa um prato de nhoque de polvo e explica o motivo para a mãe, tão surpresa quanto comovida. Flávia Cavalcante, de Brasília, gravou o filho à mesa para enviar as imagens ao pai dele, Luiz Cavalcante, que mora no Rio de Janeiro. Mas o que seria uma simples missiva audiovisual converteu-se em viral na internet.  A lição do menino contra matar animais para comer já rendeu quase 3 milhões de visualizações e até uma versão com legendas em inglês, a qual já teve mais de 17 mil acessos. 

O sucesso do vídeo de Luiz Antônio na web levou o garoto à TV e aos jornais. O Domingo Espetacular, da Record, e o Balanço Geral, da mesma emissora, veicularam longas reportagens com o garoto e seus pais. Levaram-no ao zoológico de Brasília e, lá também, ele deu provas de ser mais articulado que a média das crianças na idade dele.

Para além da “fofura” que encantou brasileiros e estrangeiros, chamou-me a atenção a aparente consciência ecológica do menino. Afinal, ele não defende apenas a vida do polvo no prato à frente dele – “Esse polvo não é de verdade, né?”, pergunta Luiz à mãe – como também a de todos os bichos – “A galinha ninguém come também”, diz ele, talvez com a intenção de dizer “Ninguém deveria comer galinha também”. Depois, ensina: “São os animais...”. Luiz quer vê-los “em pé” e não mortos, como explica no vídeo.

O filme do garotinho acabou me levando a uma interessante navegação pela rede em busca de outros semelhantes. Descobri a gravação de uma garotinha americana que explica à mãe, diante da câmera, por que optou pela dieta vegetariana. A família é toda carnívora, e a menina parece segura de sua decisão.

Há também vídeos que orientam os pais sobre a educação alimentar de uma criança vegetariana. É uma fonte no mínimo interessante para quem adota essa dieta e deseja que os filhos também a sigam. A quem me pergunta, recomendo sempre a consulta a um nutricionista. Crianças estão em fase de crescimento. Necessitam de proteína animal. É possível substituí-la, mas com atenção e cuidado.
Ainda sob a influência benéfica do menino Luiz Antônio, fiz uma pesquisa na rede sobre o que há relacionado ao vegetarianismo. Publicarei o resultado desse trabalho neste espaço no mês que vem.
Até lá.

Nenhum comentário: