sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DRINK_ME // Vieux Carré

Por Juliana Raimo

Recentemente estive no bar Spot em São Paulo, sentei ao bar como sempre e pedi para o barman Ale D’agostino me preparar algo diferente. Me conhecendo e sabendo da minha preferência por drinks mais secos ou cítricos Alê me trouxe um drink maravilhoso, releitura do clássico Vieux Carré. Releitura devido a mudança do Whiskey Rye por Green Label e pela introdução do Rum Zaccapa.

O tradicional drink foi criado em New Orleans por Walter Bergeron no Hotel Monteleone em meados de 1930. O nome fazia referência ao “Old Square” ou French Quarter” , quarteirão mais antigo da cidade de New Orleans. Até hoje continua sendo o drink mais famoso do estabelecimento.

 Vieux Carré

30ml Rye Whiskey (Wild Turkey 101, Bourbon)*
30ml de Cognac (Remy Martin VSOP)
30ml de Vermute Rosso
Espirro de Peychaud’s Bitter
Espirro de Angostura Bitter
15ml de Benedictine (licor de ervas)
Twist de limão siciliano

Há duas maneiras de servir este coquetel, logo dois tipos de preparo:

A – On de rocks

Em um copo old fashioned, adicione o Whiskey, Cognac, Vermute e três pedras de gelo. Acrescente os bitters, o licor e mexa suavemente com uma colher de bar. Adicione mais uma pedra de gelo e faça o twist de limão sobre o drink. Agora é só apreciar!

B – na taça Martini

Em um mixing glass, adicione todos os ingredientes com cinco pedras de gelo e mexa bem com uma colher de bar até resfriar. Sirva em taça martini previamente gelada e finalize com um twist de limão siciliano.

Este drink pode parecer simples de fazer mais tem seu mistério no preparo, principalmente no tempo de mistura (como o dry martini, por exemplo), então indico aqui pedi-lo nos bares dos hotéis mais tradicionais de suas cidades, daqueles onde o barman está lá há mais de 30 anos ou se estiver por São Paulo, dê um pulo no Spot que você não vai se arrepender!

Bar Spot
Alameda ministro rocha azevedo 72
Jardim Paulista - São Paulo 
 Telefone:+ 55 11 3284 6131

* Whiskey Wild Turkey, é um bourbon da região de kentucky, pertencente ao grupo Campari.