sábado, 14 de fevereiro de 2009

GASTRONOMIX // Esquentando a frigideira

Carnaval chegando e o Gastronomix resolveu esquentar a frigideira e oferecer uma receita simples e fácil de fazer. No entanto, muito saborosa. São os bolinhos de arroz. A novidade fica pelos novos ingredientes adicionados: o curry e o coentro. Tem um leve sabor tailandês.

A sugestão desse toque diferente foi do colunista de música do Gastronomix, Rosualdo Rodrigues, que acabou sendo o mestre cuca da vez. Ei.... só não espere o arroz de um almoço sobrar para você se animar e fazer os bolinhos sambar em óleo quente. Vamos lá.

Bolinho de arroz com curry e coentro


Ingredientes
- 1 colher rasa (de sopa) de fermento em pó
- 2 xícaras (de chá) de arroz
- 1 xícara (de chá) de leite
- 2 ovos inteiros
- 4 colheres (de sopa) de farinha de trigo
- 1 tablete de caldo de legumes
- 2 colheres (de sopa) de curry em pó (quantidade a gosto)
- 1 maço de coentro (quantidade a gosto)
- 2 colheres (de sobremesa) de sal
- 400 ml de óleo vegetal

Preparo
- Faça as duas xícaras de arroz com o caldo de legumes, misturado à água. Pode ser feito na hora ou use o arroz feito de um dia para o outro. Nesse último caso, o arroz absorve um pouco mais o sabor.

- Coloque em uma vasilha média o arroz, o fermento, o leite, os ovos, a farinha de trigo, o curry em pó, o coentro e o sal a gosto. Misture bem. Você vai ter uma massa. Experimente para ver se precisa regular sal e o curry.

- Aqueça o óleo em uma panela funda e faça, com uma colher de sopa, os bolinhos, despejando-os na panela. Deixe fritar por poucos minutos, vire para dourar os lados. Dependendo, dá para fazer uns cinco a seis ao mesmo tempo.

- Retire-os e coloque-os em um recipiente com papel toalha para absorver o óleo. Assim, os bolinhos estarão crocantes e prontos para servir.

Rendimento
20 a 25 bolinhos

Bom apetite!!!

Dica: Outros ingredientes podem ser misturados no arroz. Isso vai depender de sua criatividade. Só não coloque produtos muito pesados, pois o bolinho pode se desmanchar. Agora, é só fazer...

2 comentários:

Anônimo disse...

Didigo,
Arrebentando a boca do balão com serpentina e purpurina neste Carnaval.
Beijos,
Rejane Maria Braga

cibelle disse...

Rodrigo, só hoje descobri seu blog. Bem legal, boa sorte nessa incursão ao mundo virtual. E o nosso almoço, hein? Dessa vez, fui eu que furei, meu chefe tá de férias e tenho de entrar mais cedo no trabalho, o que tá enrolando o meio de campo (quer dizer, o meio do dia). Beijos!