terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Atrás do trio elétrico...


Por Rosualdo Rodrigues

E chegou o carnaval. Dois anos atrás, eu diria “e eu com isso?” Carnaval sempre me pareceu a chance de ficar quatro dias à toa, descansando, deleitando-se com a cidade meio vazia. Mas aí resolvi conhecer o carnaval de Salvador no ano passado, com um olhar meio antropológico... Mas de repente (por forças circuntanciais que não cabe aqui contar) me vi correndo atrás do trio elétrico – mais exatamente o Expresso 2222 de Gilberto Gil, em um dia em que Jorge Ben Jor e Lulu Santos eram convidados – e tudo ganhou outro sentido.

Descobri que carnaval de Salvador não é só chiclete-ivete-claudinha. Ainda se brinca ao som de Chuva, suor e cerveja, do Caetano, Taj Mahal, do Benjor, Toda menina baiana, do Gil... E eu, sei lá por quê, não imaginava que era assim. E descobri também músicas mais recentes capazes de fazer a gente querer voar, como Cachaça, do Timbalada, e Maimbê dandá, da Daniela Mercury. E que depois ficamos viciados no arrepio que dá quando ouvimos alguém cantando Chame gente, do Moraes Moreira.

Tudo é emocionante. A megaestrutura, a impressionante energia e profissionalismo dos músicos em cima dos caminhões, aquele ar praiano, a alegria da multidão... E sobretudo, a música, que é o combustível que move tudo aquilo, que nos faz quebrar todas as resistências, nos entregarmos à multidão e pensarmos que Caetano tem razão quando diz que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu.

(e até chiclete-ivete-claudinha ganham sentido. Como pagode em feijoada e música sertaneja em um churrasco no interior de Goiás, axé é o tipo de música que tem hora e lugar)

Aqui, cinco músicas para entrar no clima do carnaval de Salvador:

1 ) Cachaça, do Timbalada
2 ) Maimbê dandá, da Daniela Mercury
3 ) Chame gente, do Moraes Moreira (tem uma gravação legal com Caetano, Armandinho, Dodô & Osmar)
4 ) Empurra-empurra, da Ivete Sangalo
5 ) We are the world of carnaval, de Netinho

Em cima da hora...
Nosso amigo Vitor Nunes, baiano até dizer chega, acaba de mandar e-mail garantindo: esta é a música do carnaval deste ano em Salvador
http://www.youtube.com/watch?v=Lu3cDTA0IXk

3 comentários:

Anônimo disse...

ok, mas Ivete continua uma chata, assim como sua cópia, cláudia leite mamado. credo! gil, caetano, moraes moreira tudo bem, mas axé é uma porcaria. e segura o tchan!
vamo pro pacotão, galera!

bloblo disse...

nao consigo postar comentarios aqui..
sera que desta vez vai?
salvatore

bloblo disse...

ixi,. desta vez foi!!!
ah, que nada, essa musica eh um saco.
bom mesmo sao os pagodes.
bjs
salvatore