quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

DRINK_ME // Beba drinks!



Por Juliana Raimo

Meus queridos drinkeiros, fãs de drinks, curiosos ou apenas interessados pelo assunto, aqui inauguro a coluna DRINK_ME. Dedicada a conquista de mais um adepto ao maravilhoso mundo dos drinks. Um mundo que não pertence somente aos hotéis decadentes e aos bares consagrados, e sim, a um mundo de pequenos detalhes, grandes prazeres e muita, mas muita alegria.

Todos nós temos um motivo forte para se apaixonar por algo ou por alguém. No meu caso, a paixão foi pela arte de se preparar drinks. Essa paixão começou na adolescência, enquanto observava meu pai em casa encantar e seduzir os convidados com suas caipirinhas deliciosas e com seu acervo de garrafas fenomenais.

E falando em amigos, acabo de voltar de um jantar maravilhoso onde após anos fazendo drinks, uma amiga querida chamada Dani acaba de me apresentar mais um ingrediente ótimo para se fazer uma deliciosa Margarita Frozen: Limonjal, uma espécie de suco de limão com açucar em lata para ser mantido dentro do congelador.
É incrível como assim como na gastronomia estamos sempre descobrindo novos ingredientes, novas ferramentas, novas bases para se preparar um drink.

Como estamos falando de Margarita (e nunca Marguerita, pois esta última é pizza!), segue a minha primeira receitinha:

Obs. Importante quanto as unidades de medida usadas pelos bartenders:
Frações Mililitro(ml) Centilitro(cl) Onça(oz)
1/10 = 30 = 3 = 1

Vamos considerar a tabela usada em São Paulo onde 1 dose é igual a 50 ml. Existem medidores no mercado de 40 ml e de 50 ml.

Margarita Frozen (para 4 pessoas):

Obs: Aqui como a receita é para 4 pessoas iremos usar uma medida de dose baseada num copo.

Ingredientes
1 + 1/3 copo de Limonjal
1 copo de Tequlia Prata (pode ser Jose Cuervo )
Gelo em cubos

Método: Batido
Copo: Margarita

Preparo
Separar sobre a bancada quatro copos de Margarita (caso não tenha os próprios, pode ser estilo taça Martini). Num liquidificador despejar a tequila + o limonjal, acrescentar bastante gelo e bater bem. Despejar esta mistura nos copos.
Dica: a consistência deve ser cremosa sem restar pedaços de gelo.

A mensagem de hoje é esta: beber algo diferente que parece feito para você é, pelo menos na minha opinião, algo que não se esquece.

Daqui para frente, tentarei seduzir você a começar a experimentar drinks ao invés de se acomodar em beber somente cerveja (que eu tb adoro!), whisky ou coca-cola com vodka que, apesar de serem deliciosas e práticas, não exigem um preparo de alguém que ama fazer um drink para você.

Até o próximo artigo

4 comentários:

Unknown disse...

Jú, muito bom! Eba, sexta que vem tem mais?
Onde eu compro o Limonjal? Obrigado!
Fernando Autran

manuchxa disse...

juuuu!(lorao) vou tentar mas D.U.V.I.D.Oque fique pelo menos parecido com teus drinks!!!

beju!
manu( bombshell)

DANIELA disse...

putz adorei!vou tentar fazer
bj
dani fulo

Anônimo disse...

fe
o limonjal tem no pão de açúcar....
bjo
ju